Destaque

Prêmio Carioca de Contos 2025: Chance Imperdível para Novos Autores

Imagem
Atenção, escritores e escritoras da Cidade Maravilhosa ! Estão abertas as inscrições para o Prêmio Carioca de Contos 2025 , uma iniciativa cultural focada em descobrir e capacitar novas vozes da literatura . O objetivo do prêmio é selecionar 20 textos literários na modalidade conto. Os autores selecionados serão premiados com um valioso pacote de formação e qualificação, incluindo cursos, palestras e mentorias. É importante notar que a convocatória não envolve sorteio nem premiação em dinheiro, focando inteiramente no desenvolvimento dos autores. As atividades de formação ocorrerão online, através da plataforma do concurso, durante o primeiro semestre de 2026. Quem Pode se Inscrever? Este prêmio é focado em revelar novos talentos. Para participar, os candidatos devem atender aos seguintes critérios:  * Ser residente na cidade do Rio de Janeiro.  * Ter a partir de 18 anos de idade.  * Não estar inserido(a) como autor(a) no mercado editorial literário brasileiro . > O q...

Sobre homens, cães e gatos - histórias que encantam e emocionam

Um gato de rua chamado Bob

Sempre fui fascinado por cães e gatos. E também por histórias que tratem da relação entre pessoas e seus animais de estimação. Um dos meus livros prediletos, claro, é uma unanimidade: "Marley & Eu". Como todo mundo sabe, e não vou chover no molhado, ele trata da relação entre um labrador bege e seu dono, o jornalista John Grogan. Outro livro nesse gênero e, que adoro, é a "A arte de correr na chuva", de Garth Stein. Apesar de não ser baseado numa história real é um livro emocionante. E ainda dentro desse universo de cães gatos, acabei de descobrir m livro que tem tudo para também emocionar os amantes dos bichos: "Um gato de rua chamado Bob".

Como o título sugere, o livro conta a história entre um homem e seu gato. Mas não é apenas uma simples história, claro. Não fosse assim e ela não teria mudado a vida de ambos. Como "Marley & Eu", a obra trata da amizade entre James Bowen (um músico frustrado e que foi viciado em heroína durante 10 anos) e um gato de rua alaranjado muito esperto e especial. Os dois formam uma dupla inseparável e hoje em dia vivem pelas ruas de Londres, Inglaterra, onde fazem muito sucesso com o público.

Infelizmente não pude ler o livro todo, mas apenas um trecho. Pelo que percebo não se trata de um livro chato, ao contrário do que se possa imaginar. "Um gato de rua chamado Bob" é escrito num estilo leve e narra desde o início o encontro entre James e o bichano que, logo percebemos, não é um gato qualquer de rua. Ele tem algo de especial e é o que a história deve mostrar.

Por enquanto o desfecho da história é um mistério para mim e, com certeza, o livro vai entrar para a minha lista de desejo. Para quem ficou curioso abaixo está uma reportagem do Jornal Nacional que mostra um pouco da história de James Bowen e de como ele recuperou a dignidade, reatou laços familiares e deixou a vida de drogado com a ajuda de seu grande amigo felino.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prêmio Literário José Saramago 2024 com inscrições abertas

5 mil Euros: Excelente Oportunidade para Escritores de Língua Portuguesa

PodLetras Celebra 3 Anos com Concurso de Contos e Oportunidade para Escritores Publicarem Livros