Livro conta a história de Jony Ive, o mago do design da Apple

O livro é uma ótima leitura para qualquer "applemaníaco"que se preze e tenha interesse em descobrir como seus eletrônicos prediletos foram concebido
Jony Ive e Steve Jobs

Jony Ive é um gênio. Como poucos soube unir arte e design na criação de produtos fantásticos. Para quem não sabe, este britânico radicado nos Estados Unidos é o responsável por desenhar nada mais nada menos que o iPod, o iPhone e o iPad, entre muitos outros. Trabalhando na Apple há mais de 20 anos ele é apontado com um dos responsáveis por trazer a Apple de volta à vida. Descoberto por Steve Jobs em 1997, ele se tornou o designer industrial mais famoso do seu tempo. Entre os produtos desenhados por ele está o iMac, o computador idealizado por Steve Jobs logo depois de seu retorno à empresa após de anos de um exílio forçado.

A parceria entre o fundador da Apple e Jony Ive é, com certeza, uma das mais frutíferas e bem-sucedidas da história da tecnologia. Compartilhando o mesmo gosto pelo design e pela simplicidade, ambos ajudaram a mudar o mundo como o conhecemos. No entanto, se Jobs foi um dos executivos mais importantes da história e sua carreira serve de cartilha para qualquer empreendedor que se preze, Ive muitas vezes não passa de um mero e praticamente desconhecido coadjuvante na história da Apple.

Mas essa é uma situação que deve mudar assim que sua história começar a ser desvendada por quem se propor a ler o livro "JONY IVE - O gênio por trás dos grandes produtos da Apple", escrito pelo britânico Leander Kahney, editor do site Cult of Mac. A obra, recém-publicada pela Companhia das Letras através do selo "Portfolio-Penguim" traz um panorama detalhado da vida e carreira do homem que foi apontado por Steve Jobs como seu "parceiro espiritual".

E, de fato, Ive e Jobs trabalharam juntos para transformar a Apple de uma empresa quase falida a uma gigante. Da cabeça (e das mãos) de ambas nasceram alguns dos gadgets mais utilizados no mundo. E isso só foi possível graças a grandes doses do talento de Ive que, incansável, esforçava-se para atingir o máximo de simplicidade.

O livro é uma ótima leitura para qualquer "applemaníaco"que se preze e tenha interesse em descobrir como seus eletrônicos prediletos foram concebidos. Mais que isso: para saber como foi moldado o talento desse que é um dos maiores gênios da tecnologia. Depois dessa leitura os fãs da Apple estarão aptos a falar com mais propriedade sobre Jony Ive e terão a noção exata da sua importância na história da empresa.

Sinopse

Em 1997, Steve Jobs voltou à Apple com a missão nada invejável de virar pelo avesso a empresa que havia fundado em 1976. Certa noite, Jobs descobriu na sede da Apple um designer britânico de apenas trinta anos se matando de trabalhar, cercado por centenas de projetos, esboços e protótipos. Foi quando se deu conta de que havia encontrado um talento que poderia reverter o longo declínio da empresa. O jovem designer era Jony Ive.

A colaboração de Ive com Jobs produziria alguns dos mais desejados produtos tecnológicos de todos os tempos - entre eles o iMac, o iPod, o iPhone e o iPad. Esses projetos não apenas reverteram a queda livre das ações da Apple - tornando-a uma das empresas mais valiosas do mundo -, mas transformaram indústrias inteiras, criando uma base leal de fãs e uma marca de poder global.

Nesse percurso, Jony Ive se tornou o maior inovador de tecnologia do mundo, ganhou incontáveis prêmios de design, conquistou um lugar na lista das cem pessoas mais influentes da revista Time - além de ter sido condecorado com o título de Sir pela rainha da Inglaterra, por seus “serviços prestados ao design e ao empreendedorismo”.

Apesar de tantos triunfos, pouco se sabe sobre esse gênio tímido a quem Jobs se referiu como seu “parceiro espiritual” na Apple. Do interesse precoce pelo design industrial até a meteórica ascensão na empresa, Leander Kahney, autor do best-seller A cabeça de Steve Jobs, oferece ao leitor um retrato vívido do aluno disléxico de uma escola de arte inglesa que se tornou o maior designer industrial do mundo, redefinindo a maneira como trabalhamos, nos divertimos e nos comunicamos.

Sou escritor, poeta, blogueiro e desenvolvedor de aplicativos móveis.