Pular para o conteúdo principal

Os livros que eu não li: Crepúsculo, Jogos Vorazes, Harry Potter, Código Da Vinci

Os livros que eu não li: Crepúsculo, Jogos Vorazes, Harry Potter, Código Da VinciQuando comecei este blog pensei em escrever sobre os livros que já li na vida. De "Admirável mundo novo" à "Rua dos Cataventos" tenho certeza que muita coisa boa já passou diante dos meus olhos. E enquanto pensava sobre quais livros eu poderia escrever me dei conta de que há muitos livros que ainda não li. Confesso: tenho lido pouco ultimamente. Mas a culpa não é minha, confesso. São dos livros. Dos livros que são os best-sellers de hoje em dia. E, como não sou adepto de modinhas e não perco meu tempo com leituras fáceis, que não passam de chicletes para os olhos, acabei por deixar de ler muita coisa.

Não li, por exemplo, Harry Potter. Nenhum deles. E também não vi os filmes. Também não li Dan Brown. Até cheguei a começar a ler o "Código da Vinci", mas desisti. Pelo menos os filmes eu vi. Na "Tela Quente", que não sou bibi de gastar o meu dinheiro suado para ir no cinema ou alugar o DVD.

Outro que eu não li: "Crepúsculo". E nenhum dos livros da série. Mas, para não dizer que sou alheio à obra que todo mundo adora, pelo menos assisti ao primeiro filme. E isso porque minha filha é fã. Ela só tem 10 anos, pobrezinha, ainda não aprendeu a distinguir a boa literatura da literatura de entretenimento.

Continuando a falar sobre os livros que não li, não posso esquecer de "Jogos Vorazes". Os filmes até que são legais, e não chegam a ser perda de tempo se você não tem nada para fazer num Domingo à tarde além de olhar o "Domingão do Faustão".

Talvez eu tenha esquecido algum outro livro, mas não importa. Meu recado está dado. Não leio qualquer coisa. Gosto de boa literatura e, vez ou outra, posso perder meu tempo com livros feitos apenas para ganhar dinheiro e virar filmes comerciais. Talvez. Mas a minha opinião será colocada na mesa. Gostem ou não.

Afinal, eu cresci lendo Moacyr Scliar, Érico Verissimo, Mario Quintana, Bandeira, Walt Whitman, George Orwell, Neruda, Drummond, Huxley, John Fante, Asimov, etc. O que posso dizer? Acho que me acostumei mal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVOCAÇÃO PARA O 1º PRÊMIO INTERNACIONAL DE POESIA LUSÓFONA FLORIANO MARTINS 2024

Abertas as inscrições para o Prêmio Internacional de Poesia Lusófona Floriano Martins 2024. Confira a regras a seguir: 1. Poetas de idade legal que residem em qualquer lugar do mundo podem participar, desde que a natureza de seu texto seja em língua portuguesa e inédito em sua totalidade. 2.Os autores interessados podem participar com um texto livre em técnica e tema, com extensão máxima de 50 páginas, em fonte Garamond corpo 12, espaçamento entre linhas de 1,15. 3. Este texto deve ser enviado, como anexo, em formato PDF, para premiopoesiaflorianomartins@gmail.com . O arquivo deverá ser salvo com o pseudônimo e o título do livro, e o tema do e-mail será "Primeiro Prêmio Internacional de Poesia Lusófona Floriano Martins 2024". No mesmo e-mail, em outro arquivo, em formato PDF, deve ser anexado, com as seguintes informações: pseudônimo, título do livro, nome do autor, número de telefone, endereço de e-mail, endereço postal e cópia de um documento oficial que compro

Inscrição Gratuita: VII Concurso Literário Internacional Castro Alves

A Academia Rio-Grandina de Letras anuncia a realização do VII Concurso Literário Internacional Castro Alves. Este concurso tem abrangência global, estando aberto para participação em níveis internacional, nacional e municipal, e será realizado em celebração ao quadragésimo segundo aniversário desta renomada instituição. Tema O tema e forma da escrita são livres. Contudo, solicita-se que os poemas sejam apresentados em uma única página, enquanto os contos não ultrapassem quatro páginas. Regras de Formatação Os trabalhos inscritos devem ser digitados utilizando a fonte "Times New Roman", tamanho 12, espaçamento simples, e devem ser identificados exclusivamente pelo uso de pseudônimos. A identificação real do autor deve ser fornecida através do preenchimento da ficha de inscrição que está anexa ao edital . Requisitos: Idade mínima 18 anos Obra escrita em Português Cada participante pode concorrer com um conto ou uma poesia Inscrições Os interessados devem se inscrever até o dia

Amazon lança concurso de contos com premiação em dinheiro

A Amazon, maior livraria online do mundo, anunciou o lançamento de mais um concurso literário no Brasil. Depois do tradicional Prêmio Kindle , cujas inscrições estão abertas e pagará R$ 50 mil reais para uma obra de ficção, a gigante do varejo pagará um prêmio de R$ 2.000 para contos de ficção voltados ao juvenil/adolescente. Serão cinco obras selecionadas. Intitulado "Prêmio Conto Inesquecível", o prêmio tem participação da Prime Video e terá como jurados o ator Lázaro Ramos e as escritoras Thalita Rebouças, Bruna Vieira, Babi Dewet e Paula Pimenta. As inscrições para o prêmio poderão ser realizadas até o dia 30 de julho. A cerimônia de premiação acontecerá durante a Bienal do Livro do Rio de Janeiro, que acontece entre os dias 1 e 10 de setembro de 2023. Os escritores selecionados receberão passagem de avião pagas pela organização para poder estar presentes na solenidade. Para participar do prêmio "Conto Inesquecível" é necessário inscrever um