Pular para o conteúdo principal

O fenômeno chick lit – você sabe o que é isso?

O fenômeno chick litO país que tem Paulo Coelho como um dos maiores representantes no mundo das letras parece acordar para um novo gênero literário: o chick lit. Pegando carona do sucesso de autoras estrangeiras como Meg Cabot e Marian Keyes cada vez mais escritoras brasileiras estão chegando ao mercado em busca de fama e fortuna. Brincadeiras à parte, a verdade é que esse é um nicho em franco crescimento. Principalmente entre as jovens e adolescentes, acostumadas a tietar suas "ídolas" em eventos literários Brasil afora, lotando sessões de autógrafos e, não raro, provocando tumulto por onde passam.

Um episódio ocorrido no ano passado com Thalita Rebouças, umas das mais bem-sucedidas nesse segmento, exemplifica bem o tamanho dessa verdadeira revolução cultural. Preocupada com a quantidade de pessoas que normalmente comparecem a um evento do gênero, a administração do NorteShopping no Rio vetou a noite de autógrafos da escritora, que seria realizada na filial de uma famosa livraria do local. A preocupação até tinha fundamento, pois a autora costuma mobilizar um batalhão de fãs querendo chegar perto dela. Resultado direto da venda de mais de 1 milhão e meio de exemplares de seus 14 livros.

Mas, afinal, o que é chick lit? 
A expressão (ou um rótulo, se preferirem) foi criada para designar a literatura feita especialmente para mulheres jovens. As histórias geralmente abordam temas como relacionamentos, moda, desilusões, casamento, filhos e tudo mais que for pertinente ao universo feminino. No Brasil se destacam escritoras que buscam se aproximar de um público ainda mais jovem, adolescente mesmo. Entre a nova geração de autoras nacionais, e que seguem o caminho aberto por Thalita, destacam-se Paula Pimenta, Bruna Vieira, Carina Rissi e Patricia Barboza.

Números promissores 
De acordo com números da empresa de pesquisa de mercado GfK, a literatura juvenil foi um dos segmentos que mais cresceu em 2013. Representando 8,3% do mercado editorial brasileiro, a literatura juvenil só perde para os livros infantis e para a literatura estrangeira. O crescimento em comparação a 2012 foi de 19,5%. Por essa razão cada vez mais as editoras apostam nesse mercado, e uma nova safra de livros vem por aí.

Conheça um pouco mais sobre a carreira das principais representantes do chick lit no Brasil:

Bruna Vieira "Depois dos Quinze" (crônicas) e "De Volta aos Quinze" (romance), sus dois primeiros livros, somam cerca de 60 mil exemplares vendidos no Brasil, e devem ganhar tradução para países da Europa em breve. E vem aí mais uma coleção de crônicas da menina que mal passou dos 15 anos e já é um verdadeiro fenômeno no mercado editorial brasileiro. "A menina que colecionava borboletas" (152 páginas) será lançado Fevereiro pela Editora Gutenberg.

Blog da escritora: www.depoisdosquinze.com

Carina Rissi A autora de "Perdida: Um Amor que Ultrapassa as Barreiras do Tempo" (lançado em 2011 e reeditado em 2013) e "Procura-se um Marido" é outro fenômeno de vendas. Suas obras somam quase 30 mil exemplares vendidos. Atualmente a escritora paulistana trabalha na continuação de seu primeiro romance. O livro ainda não tem data para ser publicado. Mais certo é o lançamento de um longa baseado no romance "Perdida", previsto para 2015 e dirigido por Luca Amberg.

Site oficial da escritora: www.carinarissi.com.br.

Patricia Barboza Entre as autoras para adolescentes Patricia Barboza é uma das mais experientes, com praticamente 12 anos de carreira. A carioca publicou seu primeiro livro em 2002 e atualmente faz sucesso com a série "As MAIS". O título é um acrônimo para os nomes das protagonistas da história: Mari, Aninha, Ingrid e Susana, estudantes adolescentes de um colégio particular no Rio de Janeiro. Juntos os três volumes da série livros somam 30 mil exemplares vendidos. O quarto volume deve ser lançado em Março de 2014.

Site oficial da escritora: patriciabarboza.com .


Paula Pimenta A autora da série "Fazendo meu filme" também é um fenômeno de vendas. Seus livros já venderam mais de 300 mil exemplares, um número muito expressivo para o mercado editorial brasileiro. Paula Pimenta estreou em 2001 com um livro de poesias, mas foi com "Fazendo Meu Filme 1 - A Estreia de Fani", de 2008, que a escritora alcançou o sucesso. O livro foi lançado em inglês e em 2015 deve chegar às telas do cinema.
Site oficial da escritora: www.paulapimenta.com.br

Publicado em:
12/02/2014 no Yahoo BR Notícias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVOCAÇÃO PARA O 1º PRÊMIO INTERNACIONAL DE POESIA LUSÓFONA FLORIANO MARTINS 2024

Abertas as inscrições para o Prêmio Internacional de Poesia Lusófona Floriano Martins 2024. Confira a regras a seguir: 1. Poetas de idade legal que residem em qualquer lugar do mundo podem participar, desde que a natureza de seu texto seja em língua portuguesa e inédito em sua totalidade. 2.Os autores interessados podem participar com um texto livre em técnica e tema, com extensão máxima de 50 páginas, em fonte Garamond corpo 12, espaçamento entre linhas de 1,15. 3. Este texto deve ser enviado, como anexo, em formato PDF, para premiopoesiaflorianomartins@gmail.com . O arquivo deverá ser salvo com o pseudônimo e o título do livro, e o tema do e-mail será "Primeiro Prêmio Internacional de Poesia Lusófona Floriano Martins 2024". No mesmo e-mail, em outro arquivo, em formato PDF, deve ser anexado, com as seguintes informações: pseudônimo, título do livro, nome do autor, número de telefone, endereço de e-mail, endereço postal e cópia de um documento oficial que compro

Inscrição Gratuita: VII Concurso Literário Internacional Castro Alves

A Academia Rio-Grandina de Letras anuncia a realização do VII Concurso Literário Internacional Castro Alves. Este concurso tem abrangência global, estando aberto para participação em níveis internacional, nacional e municipal, e será realizado em celebração ao quadragésimo segundo aniversário desta renomada instituição. Tema O tema e forma da escrita são livres. Contudo, solicita-se que os poemas sejam apresentados em uma única página, enquanto os contos não ultrapassem quatro páginas. Regras de Formatação Os trabalhos inscritos devem ser digitados utilizando a fonte "Times New Roman", tamanho 12, espaçamento simples, e devem ser identificados exclusivamente pelo uso de pseudônimos. A identificação real do autor deve ser fornecida através do preenchimento da ficha de inscrição que está anexa ao edital . Requisitos: Idade mínima 18 anos Obra escrita em Português Cada participante pode concorrer com um conto ou uma poesia Inscrições Os interessados devem se inscrever até o dia

Amazon lança concurso de contos com premiação em dinheiro

A Amazon, maior livraria online do mundo, anunciou o lançamento de mais um concurso literário no Brasil. Depois do tradicional Prêmio Kindle , cujas inscrições estão abertas e pagará R$ 50 mil reais para uma obra de ficção, a gigante do varejo pagará um prêmio de R$ 2.000 para contos de ficção voltados ao juvenil/adolescente. Serão cinco obras selecionadas. Intitulado "Prêmio Conto Inesquecível", o prêmio tem participação da Prime Video e terá como jurados o ator Lázaro Ramos e as escritoras Thalita Rebouças, Bruna Vieira, Babi Dewet e Paula Pimenta. As inscrições para o prêmio poderão ser realizadas até o dia 30 de julho. A cerimônia de premiação acontecerá durante a Bienal do Livro do Rio de Janeiro, que acontece entre os dias 1 e 10 de setembro de 2023. Os escritores selecionados receberão passagem de avião pagas pela organização para poder estar presentes na solenidade. Para participar do prêmio "Conto Inesquecível" é necessário inscrever um