Escritores do Vale do Sinos lançam livros no Pará
Os escritores Maximiliano da Rosa e Éverton Cidade acabaram de lançar seus novos livros pela editora Folheando, de Belém do Pará. O primeiro é autor da obra "Ofertas Imperdíveis". Trata-se de uma reunião de narrativas curtas que giram em torno da pandemia. O segundo, um livro de poemas chamado "Cohab Goya".
Por coincidência os dois escritores gaúchos são naturais de Novo Hamburgo e amigos de infância. Ambos cresceram em São Leopoldo e compartilharam dos mesmos gostos literários. Não por acaso, Éverton Cidade assina o prefácio do livro "Ofertas Imperdíveis".
Segundo ele, "Maximiliano da Rosa faz literatura do desencaixe. Escreve para quem não se encaixa nessa época de polarização brutal. (...) e conta nossa história para nós mesmos. E assim segue a missão de grandes contistas, (não só) como Moacyr Scliar e Caio Fernando Abreu."
Por sua vez, "Cohab Goya" é um livro de poesias. Poesias de terror, mas, também, de amor ao bairro Cohab onde o autor cresceu e morou. Esses poemas são rápidas cenas memorativas de acontecimentos vistos num viés mítico outsider de acontecimentos da adolescência de Cidade. Violência. Insegurança. Desejos. Preconceito. Sentir-se um alien no próprio corpo e em casa, são os tópicos da obra.
A Cohab do título do livro é a Cohab-Feitoria, bairro da periferia de São Leopoldo, cidade gaúcha conhecida por ser um dos berços da colonização alemã no estado, e um também por ser um dos bairros mais violentos do RS. Velhos dissabores e horrores se mesclam em suas palavras e entregam um livro de cunho extremamente autoral e original.
Sobre os autores
Maximiliano da Rosa é escritor, poeta e desenvolvedor de aplicativos. Natural de Novo Hamburgo, RS, mora em Imbé, no litoral norte gaúcho. É casado e tem duas filhas. Autor dos livros de contos "O Land Rover Negro e a Caixa de Drops" (2020) e "Ofertas Imperdíveis" (2022). O autor participou recentemente da antologia Contos da Sepé ao lado de outros 49 contritas gaúchos .
Everton Luiz Cidade é músico e escritor, de São Leopoldo/RS. Publicou os livros Santo Pó/p (MAKBO Editora), QuiÓ (oVo e GoDie), Bonde Transmutóide (Vibe Tronxa Comix) e ApareCida (Meu Santo Vendedor). Escreve nos blogs das rádios Armazém e Rockpedia e nos jornais No Palco e Seguinte.
Ambos os livros pode ser adquiridos no site da editora Folheando com frete grátis e entrega para todo o Brasil. Acesse www.editorafolheando.com.br
Participar da conversa