Pular para o conteúdo principal

Entrevista com a escritora Valéria Vanda Xavier Nunes

Confira a seguir a entrevista que escritora Valéria Vanda de Xavier Nunes concedeu para o blog "Escrevendo Sobre Livros". Ela é autora de várias obras literárias. Esta postagem, por sua vez, tem o objetivo de ajudar escritores nacionais e permitir que sejam divulgados.

Entrevista com a escritora Valéria Vanda Xavier Nunes


 

1. Fale sobe você (nome, idade, profissão, o que mais achar relevante).

Valéria Vanda de Xavier Nunes nasceu, 67 anos, em Bezerros, PE. Herdou do pai o gosto pela leitura. Professora aposentada de Língua Portuguesa e Literatura por 3º anos. Amante da literatura, enveredou pelo caminho das Letras em 2006, escrevendo crônicas, ensaios e contos que foram publicados no Jornal da Paraíba e no Diário da Borborema. Publicou como escritora independente oito livros: Retalhos de uma vida. A saga de sete mulheres. Entre uma coisa e outra.  Marcas de um tempo.  Ensaio sobre a mulher contemporânea. Onde tudo é passado e Dolores – pelos caminhos das lembranças e, Antes que seja tarde que será traduzido e distribuído nos países de língua espanhola pela Caravana Grupo Editorial, em Buenos Aires. Biografia

 

2. Fale um pouco sobre seus livros.

Meu primeiro livro "Retalhos de uma vida", um livro de crônicas foi escrito quando eu estava muito fragilizada vendo minhas filhas saindo de casa para casar ou estudar e meu "Ninho" estava vazio. O segundo livro, " A saga de sete mulheres" foi escrito como um legado à minha família; um livro ficcional baseado na vida de sete irmãs. O livro também inclui alguns poemas. Meu terceiro livro "Marcas de um tempo" foi escrito em meio ás lágrimas de um luto recente. È uma homenagem a uma irmã querida. Tomei emprestado a temática  do romance de Machado de Assis "Memórias Póstumas de Brás Cubas", onde a personagem/narradora , de seu esquife faz uma retrospectiva de toda a sua ida.

Em meu quarto romance também de crônicas do cotidiano e crônicas de viagens "Entre uma coisa e outra", observando as pessoas e o mundo ao meu redor teço palavras na tentativa de criar um panorama onde expresso minhas alegrias e percalços em minhas viagens, expresso também tristezas, indignações, dúvidas e temores. O meu quinto livro "Ensaio sobre a mulher contemporânea" eu tento mostrar a mulher contemporânea em seus problemas mais pungentes com temas que abordam o drama existencial humano, suas comuns perplexidades, família, violência, aliciamento sexual, preconceito, escolhas e conquistas. Um livro que indaga, faz críticas, duvida e tudo isso, com momentos de fria lucidez mas também com laivos de delicadeza e ternura.

O sexto livro e meu primeiro romance "Onde tudo é passado" a temática versa em torno do dilema entre o amor carnal e o celibato. Segundo Thélio Farias, Presidente da ALCG" neste livro cada capítulo nos leva ao outro, atiçando a curiosidade do leitor. O livro explora os sentimentos dos personagens e, inclusive, ao estilo da inglesa Virginia Woolf, traz reflexões psicológicas, levando o leitor para dentro dos pensamentos dos principais "atores do romance". Ele ainda ressalta que "a autora resgata essa temática, o dilema entre viver o amor e o celibato de padres apaixonados. E o faz de uma forma muito gostosa de ler, com um texto leve e que abraça o leitor. Inclusive é um tema que voltou à discussão com uma entrevista do Papa Francisco, retornando de uma viagem ao Oriente Médio, quando o mesmo, respondendo pergunta de um repórter, disse:

"O celibato não é uma questão de dogma, mas sim uma regra de vida, que eu aprecio muito e creio ser um presente para a Igreja... Mas, uma vez que não se trata de um dogma, a porta está sempre aberta.

Meu sétimo livro e segundo romance "Dolores – pelos caminhos das lembranças",  com uma linguagem simples e fluida, eu exploro os sentimentos, dúvidas e escolhas da personagem. A história de Dolores nos faz refletir sobre o amor, as relações afetivas, escolhas, preconceito, segredos familiares e maturidade.

Agora em 2023 Lanço. "Antes que seja tarde". Neste romance exploro um tema extremamente atual que é o Mal de Alzheimer, trazendo para debate discussões a respeito dos desafios enfrentados pelos pacientes afetados por esse mal, como também o sofrimento dos que vivem ao seu lado. O livro mostra os dramas familiares que os atravessa nestes momentos, paciência, perdão, solidão, resiliência, fuga da realidade e tantos outros desafios e sentimentos.

 

3 . Quais os gêneros que você escreve?

Como foi visto na questão anterior percebe-se que eu passeio por variados gêneros como crônicas, contos, ensaios, poemas e romances.

 

4. Desde quando você escreve? Como começou?

Escrevo desde o ano de 2006, mas publiquei a partir de 2009.

Comecei a publicar nos Jornais impressos de Campina Grande no Jornal da Paraíba e no Diário da Borborema onde colaborei por mais de três anos. Essas mesmas crônicas vieram a compor meu primeiro livro "Retalhos de uma vida"

 

4. Você tem algum ritual para escrever?

Eu gosto mais de escrever no período da manhã. Mas minhas ideias surgem assim, de repente, em plena madrugada quando a insônia me assalta. Então, logo cedo eu começo passar para o papel.

 

5. Já participou de algum concurso literário? Se sim, como foi a experiência?

Para falar a verdade não me interesso muito por prêmios, escrevo para por para fora de mim os sentimentos que preciso colocar para fora. Meu desejo maior é que o que escrevo sirva para fazer outras pessoas refletirem sobre a vida. Para  mim o que importa é ser lida. Já me inscrevi em alguns, sim. Mas não levo muita fé em concursos literários, sinceramente.

 

6. Quais os personagens favoritos de seus livros? Por quê?

Não tenho preferência, todos são muito queridos e importantes para mim. Cada um com a sua história.

 

7. Quais os seus escritores e livros favoritos? 

Ah! Essa pergunta é muito difícil. Nos meus mais de cinquenta anos de leitura assídua e voraz fica quase impossível. Gosto de muuuuuuitos. Muitos me influenciam até hoje.  Adoro, Izabel Allende, Lya Luft minha maior influenciadora, Clarice Lispector,  o francês Emille Zola, Léon Tolstoi, Dostoyewisky, Wirgínia Wolff, Emille Bronté Graciliano Ramos, Luiz Vilela, Todos os clássicos e muitos contemporâneos. 

 

8. Qual é a sua maior influência literária?

Quase todos me influenciaram, porque eu acho ler muito é o que faz você se sentir capaz de escrever, e foi isso que todos fizeram por mim, todos os autores e autoras que eu li, de certa forma me influenciaram de alguma maneira.

 

9. Tem alguma dica para quem deseja começar a escrever?

Para você começar a escrever primeiro de tudo é você gostar de ler e ler muito. A não ser que você seja um gênio.

 

10. Coloque suas redes sociais e fale onde podemos encontrar e comprar seus livros.

@valeriaxavier_autora

Valeria Xavier Léia – face book

Meus livros se encontram na Amazon (clique aqui para acessar e conhecer).

No site da Editora Editora Viseu – Antes que seja Tarde.

Por Maximiliano da Rosa

Meus novos livros "Ofertas Imperdíveis" e "a hora e massacrar idílios" já estão à venda.

Twitter: https://twitter.com/maxrosa_

Instagram: https://instagram.com/maximilianodarosa

Facebook: https://www.facebook.com/maxrosa.escritor

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVOCAÇÃO PARA O 1º PRÊMIO INTERNACIONAL DE POESIA LUSÓFONA FLORIANO MARTINS 2024

Abertas as inscrições para o Prêmio Internacional de Poesia Lusófona Floriano Martins 2024. Confira a regras a seguir: 1. Poetas de idade legal que residem em qualquer lugar do mundo podem participar, desde que a natureza de seu texto seja em língua portuguesa e inédito em sua totalidade. 2.Os autores interessados podem participar com um texto livre em técnica e tema, com extensão máxima de 50 páginas, em fonte Garamond corpo 12, espaçamento entre linhas de 1,15. 3. Este texto deve ser enviado, como anexo, em formato PDF, para premiopoesiaflorianomartins@gmail.com . O arquivo deverá ser salvo com o pseudônimo e o título do livro, e o tema do e-mail será "Primeiro Prêmio Internacional de Poesia Lusófona Floriano Martins 2024". No mesmo e-mail, em outro arquivo, em formato PDF, deve ser anexado, com as seguintes informações: pseudônimo, título do livro, nome do autor, número de telefone, endereço de e-mail, endereço postal e cópia de um documento oficial que compro

Inscrição Gratuita: VII Concurso Literário Internacional Castro Alves

A Academia Rio-Grandina de Letras anuncia a realização do VII Concurso Literário Internacional Castro Alves. Este concurso tem abrangência global, estando aberto para participação em níveis internacional, nacional e municipal, e será realizado em celebração ao quadragésimo segundo aniversário desta renomada instituição. Tema O tema e forma da escrita são livres. Contudo, solicita-se que os poemas sejam apresentados em uma única página, enquanto os contos não ultrapassem quatro páginas. Regras de Formatação Os trabalhos inscritos devem ser digitados utilizando a fonte "Times New Roman", tamanho 12, espaçamento simples, e devem ser identificados exclusivamente pelo uso de pseudônimos. A identificação real do autor deve ser fornecida através do preenchimento da ficha de inscrição que está anexa ao edital . Requisitos: Idade mínima 18 anos Obra escrita em Português Cada participante pode concorrer com um conto ou uma poesia Inscrições Os interessados devem se inscrever até o dia

Amazon lança concurso de contos com premiação em dinheiro

A Amazon, maior livraria online do mundo, anunciou o lançamento de mais um concurso literário no Brasil. Depois do tradicional Prêmio Kindle , cujas inscrições estão abertas e pagará R$ 50 mil reais para uma obra de ficção, a gigante do varejo pagará um prêmio de R$ 2.000 para contos de ficção voltados ao juvenil/adolescente. Serão cinco obras selecionadas. Intitulado "Prêmio Conto Inesquecível", o prêmio tem participação da Prime Video e terá como jurados o ator Lázaro Ramos e as escritoras Thalita Rebouças, Bruna Vieira, Babi Dewet e Paula Pimenta. As inscrições para o prêmio poderão ser realizadas até o dia 30 de julho. A cerimônia de premiação acontecerá durante a Bienal do Livro do Rio de Janeiro, que acontece entre os dias 1 e 10 de setembro de 2023. Os escritores selecionados receberão passagem de avião pagas pela organização para poder estar presentes na solenidade. Para participar do prêmio "Conto Inesquecível" é necessário inscrever um