5 dicas para encontrar inspiração para escrever e quebrar o bloqueio criativo

Confira 5 dicas para encontrar inspiração para escrever e quebrar o bloqueio criativo
5 dicas para encontrar inspiração para escrever e quebrar o bloqueio criativo

O pesadelo de todo escritor é o chamado "bloqueio criativo". A falta de ideias e de inspiração para escrever tem atormentado autores há séculos e muito tem sido falado e escrito sobre o assunto.  Grandes nomes da literatura mundial já passaram por isso. Se você é escritor e está passando por isso, o objetivo desta postagem é dar uma forcinha no assunto.

Não pretendo me alongar e enumerar técnicas complexas como os método Pomodoro ou Zettelkasten, entre outros que existem por aí. Em vez disso, vou falar das minhas experiências pessoas e de algumas coisas que funcionam para mim. Algumas pode ser parecidas com processos de escrita conhecidos e bastante difundidos em cursos de escrita como o método Snowflake, por exemplo.

  1. LEIA E ESCREVA MUITO

Em meus mais de 30 anos como escritor, acredito que manter uma rotina de leitura e escrita ajuda muito. Sempre que estou sem inspiração, pego um livro para ler.  Nessas horas, é comum surgir um gatilho. Muitas vezes basta uma frase pode despertar uma memória ou surgir uma ideia. Não funciona para todo mundo, mas não custa experimentar.

Além disso, no momento em que estiver escrevendo, só escreva. Deixe as ideias fluírem sem muita preocupação. Lembre-se que toda primeira versão de um texto é ruim não importa quão talentoso você seja.

  1. SAIA DA ROTINA

Saia da rotina, passeie, viaje. Converse com pessoas. Há algumas semanas conheci uma mulher no ônibus enquanto ia para uma feria do Livro que me contou uma história de vida sofrida. Outro dia, peguei um Uber para ir numa palestra e durante a viagem, ele contou diversas histórias. Ou seja, muitas vezes uma simples conversa pode ser fonte de inspiração.         

  1. ASSISTA AO NOTICIÁRIO

Hoje mesmo vi uma notícia de uma lista suja de domésticas publicada pelo UOL em que patroas listam motivos para não contratar funcionárias por conta de sua religião e outros motivos. Muitas vezes a realidade consegue ser mais assustadora do que a ficção. Não é raro escritores se inspirarem em histórias assim para criar personagens e escrever livros inteiros.

  1. NÃO SE PRENDA A FÓRMULAS

Existem técnicas de escrita muito úteis como a Jornada do Herói ou A Promessa da Virgem, por exemplo. Elas podem ajudar, pois tendo uma série de passos a seguir, o escritor tem um guia a seguir. Mas não se prenda muito a isso. Experimente esses modelos de histórias como sugestões, não de maneira rígida. Siga seus instintos.

  1. REESCREVA HISTÓRIAS CLÁSSICAS COM OUTROS PONTOS DE VISTA

Se estiver totalmente sem inspiração, experimente reescrever algo que você mesmo escreveu. Ou, revisite histórias clássicas como contos de fadas transportando para o mundo modero ou levando para outros cenários. Muita gente não se dá conta, mas diversas histórias são escritas assim. Por exemplo, muitas histórias famosas no cinema e na literatura não passam de versões modificadas de Romeu e Julieta.

GOSTOU?

SIGA A PÁGINA ESCREVENDO SOBRE LIVROS NO FACEBOOK

Por Maximiliano da Rosa | Meus novos livros "Ofertas Imperdíveis" e "a hora e massacrar idílios" já estão à venda.

Sou escritor, poeta, blogueiro e desenvolvedor de aplicativos móveis.