Prêmio Sesc de Literatura 2023 anuncia os vencedores

Foram anunciados nesta quarta-feira, dia 24/05, os vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2023. Na categoria romance, o vencedor foi "Outro outono de carne estranha", do paraense Airton Souza. Já "O ninho", da pernambucana radicada em São Paulo Bethânia Pires Amaro, venceu na categoria conto. Coo resultado, as obras serão publicadas em novembro pela editora Record.

O romance "Outro outono de carne estranha" conta a história de dois homens que se apaixonam em pleno garimpo de Serra Pelada, onde relacionamentos homoafetivos eram proibidos, segundo a lei não escrita do lugar durante os anos 80.

O livro "O ninho" traz uma coleção de histórias curtas que dissecam as relações familiares sob a ótica feminina e buscam dessacralizar a casa como um lugar idílico e de segurança afetiva, "normalmente retratada assim nas postagens de famílias perfeitas das mídias sociais".

Joca Reiners Terron e Suzana Vargas foram responsáveis pela seleção na categoria romance; Giovana Madalosso e Sérgio Rodrigues, por sua vez, foram responsáveis por julgar os livros concorrentes na categoria contos.

Considerado um dos principais prêmios literários do Brasil (ao lado do Prêmio Oceanos, Jabuti e outros), em 2023 o Prêmio Sesc de Literatura completa 20 anos, e já foi responsável por lançar dezena de escritores estreantes. Este ano concorreram 1495 livros.

Por Maximiliano da Rosa

Meus novos livros "Ofertas Imperdíveis" e "a hora e massacrar idílios" já estão à venda.

Twitter: https://twitter.com/maxrosa_

Instagram: https://instagram.com/maximilianodarosa

Facebook: https://www.facebook.com/maxrosa.escritor

Sou escritor, poeta, blogueiro e desenvolvedor de aplicativos móveis.