Destaque

3° Prêmio Kindle de Literatura Jovem: Descobrindo Novas Vozes da Literatura Nacional

Imagem
Este artigo abrange a origem, objetivos, premiação, impacto e exemplos de vencedores do Prêmio Kindle de Literatura Jovem da Amazon Brasil , proporcionando uma visão completa e atualizada do assunto.  A literatura jovem no Brasil ganha um importante impulso por meio do 3° Prêmio Kindle de Literatura Jovem , uma iniciativa da Amazon Brasil, em parceria com o Kindle Direct Publishing (KDP), Audible e a HarperCollins Brasil , que busca revelar e fomentar novos talentos nacionais independentemente das grandes editoras tradicionais. Em sua terceira edição em 2025, o prêmio se consolida como uma plataforma essencial para autores independentes cuja obra dialoga com jovens leitores de 14 a 21 anos. Origem e Objetivos O Prêmio Kindle de Literatura Jovem foi concebido como uma forma de democratizar o acesso ao mercado editorial para escritores brasileiros que atuam na autopublicação, sobretudo por meio da plataforma Kindle Direct Publishing. Ao incentivar a publicação independente, o pr...

Prêmio Sesc de Literatura 2023 anuncia os vencedores

Foram anunciados nesta quarta-feira, dia 24/05, os vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2023. Na categoria romance, o vencedor foi "Outro outono de carne estranha", do paraense Airton Souza. Já "O ninho", da pernambucana radicada em São Paulo Bethânia Pires Amaro, venceu na categoria conto. Coo resultado, as obras serão publicadas em novembro pela editora Record.

O romance "Outro outono de carne estranha" conta a história de dois homens que se apaixonam em pleno garimpo de Serra Pelada, onde relacionamentos homoafetivos eram proibidos, segundo a lei não escrita do lugar durante os anos 80.

O livro "O ninho" traz uma coleção de histórias curtas que dissecam as relações familiares sob a ótica feminina e buscam dessacralizar a casa como um lugar idílico e de segurança afetiva, "normalmente retratada assim nas postagens de famílias perfeitas das mídias sociais".

Joca Reiners Terron e Suzana Vargas foram responsáveis pela seleção na categoria romance; Giovana Madalosso e Sérgio Rodrigues, por sua vez, foram responsáveis por julgar os livros concorrentes na categoria contos.

Considerado um dos principais prêmios literários do Brasil (ao lado do Prêmio Oceanos, Jabuti e outros), em 2023 o Prêmio Sesc de Literatura completa 20 anos, e já foi responsável por lançar dezena de escritores estreantes. Este ano concorreram 1495 livros.

Por Maximiliano da Rosa

Meus novos livros "Ofertas Imperdíveis" e "a hora e massacrar idílios" já estão à venda.

Twitter: https://twitter.com/maxrosa_

Instagram: https://instagram.com/maximilianodarosa

Facebook: https://www.facebook.com/maxrosa.escritor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prêmio Literário José Saramago 2024 com inscrições abertas

PodLetras Celebra 3 Anos com Concurso de Contos e Oportunidade para Escritores Publicarem Livros

5 mil Euros: Excelente Oportunidade para Escritores de Língua Portuguesa