Pular para o conteúdo principal

Leia um trecho do livro "Junin do Barreiras também Pensa e Fala", de Luiz Reis

Leia um trecho do livro "Junin do Barreiras também Pensa e Fala", de Luiz Reis

O escritor Luiz Reis lançou o seu primeiro livro, onde conta a história de um homem simples que vê a sua vida se transformar. Em um processo de autoconhecimento, ele se redescobre como sujeito, ama, perdoa e é feliz. Uma narrativa morre e um homem renasce. Leia um trecho a seguir:

"Tá, vamos lá.

Sábado, 20 de maio de 2023.

 

Take um. É isso mesmo que eu deveria falar? Sei lá. Tô gravando em um celular velho, em um grupo de WhatsApp que só tem uma pessoa: eu.

Vamos lá. Não sei nada do que eu tô fazendo aqui. Só sei que preciso falar com alguém. Falo aqui comigo mesmo, talvez eu seja alguém. Estranho fala consigo mesmo. Esquizofrênico? Não! Estou gravando em um celular e não conversando com a minha própria voz.

Me chamo Pedro. Detesto esse nome: Pedro Alberto Oliveira Jr.

Todo mundo me chama de Junin. Detesto ser chamado de Junin.

Eu nunca me chamei de nada!

Me chamam porque querem alguma coisa de mim, que eu faça alguma coisa pra elas. Nunca pra uma boa. Detesto esse nome porque ele não é meu, é do meu pai.

Que pai...

Me chamam Junin porque eu Nasci da aventura de um violeiro malandreado que passou por aqui uma vez engravidou a minha mãe. Por tolice, esperança ou amor o meu nome acabou por seguir

o dele. Junin. Detesto esse nome, com certeza. Queria pensar em outro nome melhor ou pelo menos diferente desse, não consigo. Não sei porque me importo tanto com isso. O que mais tem nesse mundo é Pedro. Pedro Junior também deve ter um monte e isso realmente não deveria fazer a menor diferença, mas faz. Finjo não saber o porquê. Eu sei. Culpa daquele lá.

O violeiro Pedro Alberto Oliveira, vulgo Pedrinho Sete Cordas Esteve por aqui há algum tempo pra festa da cidade: EXPOSIÇÃO AGROPECUÁRIA DE BOM JESUS. Ficou uma semana trabalhando na festa e tocou O Rei dos Canoeiros de Tião Carreiro uma noite em cima de um caminhão. Conheceu a minha mãe, só até onde o interessava, no dia seguinte subiu no mesmo caminhão que havia cantado e encantado a minha mãe e foi embora. Claro, não antes prometer voltar pra busca-la e levar pra sua fazenda e casar com ela. Nunca voltou. Nem mesmo sei se procurou a minha mãe, se disse a verdade ou se o seu nome era mesmo Pedro. Não sei se teve conhecimento do estado em que deixou a minha mãe ou se mesmo lembrou o nome dela enquanto o caminhão levantava poeira pela estrada de terra. Posso até mesmo ter um irmão em cada parada, em cada canto, nem sei."

ONDE COMPRAR

Disponível em todas plataformas digitais como Google Livros e Amazon.

SOBRE O AUTOR

Luiz Reis é escritor em tempo integral e zelador escolar nas horas vagas, vive em Seropédica: uma pequenina cidade do interior do Rio de Janeiro. De lá observa a vida do homem do campo, do trabalhador braçal, das periferias das cidades pequenas, ele também é esse homem simples. Cursou Ciências Sociais na UFRRJ e através de seu olhar critico conta histórias que podem muito bem ter sido vividas por qualquer um ou por todo mundo. Adora uma boa história, uma boa fofoca um causo bem contado. Siga o autor no Instagram: https://www.instagram.com/l_uizreis/

Por Maximiliano da Rosa

Meus novos livros "Ofertas Imperdíveis" e "a hora e massacrar idílios" já estão à venda.

Twitter: https://twitter.com/maxrosa_

Instagram: https://instagram.com/maximilianodarosa

Facebook: https://www.facebook.com/maxrosa.escritor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVOCAÇÃO PARA O 1º PRÊMIO INTERNACIONAL DE POESIA LUSÓFONA FLORIANO MARTINS 2024

Abertas as inscrições para o Prêmio Internacional de Poesia Lusófona Floriano Martins 2024. Confira a regras a seguir: 1. Poetas de idade legal que residem em qualquer lugar do mundo podem participar, desde que a natureza de seu texto seja em língua portuguesa e inédito em sua totalidade. 2.Os autores interessados podem participar com um texto livre em técnica e tema, com extensão máxima de 50 páginas, em fonte Garamond corpo 12, espaçamento entre linhas de 1,15. 3. Este texto deve ser enviado, como anexo, em formato PDF, para premiopoesiaflorianomartins@gmail.com . O arquivo deverá ser salvo com o pseudônimo e o título do livro, e o tema do e-mail será "Primeiro Prêmio Internacional de Poesia Lusófona Floriano Martins 2024". No mesmo e-mail, em outro arquivo, em formato PDF, deve ser anexado, com as seguintes informações: pseudônimo, título do livro, nome do autor, número de telefone, endereço de e-mail, endereço postal e cópia de um documento oficial que compro

Inscrição Gratuita: VII Concurso Literário Internacional Castro Alves

A Academia Rio-Grandina de Letras anuncia a realização do VII Concurso Literário Internacional Castro Alves. Este concurso tem abrangência global, estando aberto para participação em níveis internacional, nacional e municipal, e será realizado em celebração ao quadragésimo segundo aniversário desta renomada instituição. Tema O tema e forma da escrita são livres. Contudo, solicita-se que os poemas sejam apresentados em uma única página, enquanto os contos não ultrapassem quatro páginas. Regras de Formatação Os trabalhos inscritos devem ser digitados utilizando a fonte "Times New Roman", tamanho 12, espaçamento simples, e devem ser identificados exclusivamente pelo uso de pseudônimos. A identificação real do autor deve ser fornecida através do preenchimento da ficha de inscrição que está anexa ao edital . Requisitos: Idade mínima 18 anos Obra escrita em Português Cada participante pode concorrer com um conto ou uma poesia Inscrições Os interessados devem se inscrever até o dia

Amazon lança concurso de contos com premiação em dinheiro

A Amazon, maior livraria online do mundo, anunciou o lançamento de mais um concurso literário no Brasil. Depois do tradicional Prêmio Kindle , cujas inscrições estão abertas e pagará R$ 50 mil reais para uma obra de ficção, a gigante do varejo pagará um prêmio de R$ 2.000 para contos de ficção voltados ao juvenil/adolescente. Serão cinco obras selecionadas. Intitulado "Prêmio Conto Inesquecível", o prêmio tem participação da Prime Video e terá como jurados o ator Lázaro Ramos e as escritoras Thalita Rebouças, Bruna Vieira, Babi Dewet e Paula Pimenta. As inscrições para o prêmio poderão ser realizadas até o dia 30 de julho. A cerimônia de premiação acontecerá durante a Bienal do Livro do Rio de Janeiro, que acontece entre os dias 1 e 10 de setembro de 2023. Os escritores selecionados receberão passagem de avião pagas pela organização para poder estar presentes na solenidade. Para participar do prêmio "Conto Inesquecível" é necessário inscrever um