Pular para o conteúdo principal

MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA, livro de poesia de Armando Severo

MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA é o segundo livro do poeta Armando Severo. Publicado pela editora Bestiário, trata-se de uma coleção de poemas, e tem o subtítulo de "caminhos e precauções para lidar com o inexorável". Leia a abaixo alguns trechos do livro:


Respaldo

Tinha uma certeza:

toda boa ação tem endereço.

Gratuidade não cabe,

quando é a vaidade

quem cobra a entrega.

 

Diálogo

Às vezes

uma gargalhada

crua

sabe ser mais útil

que um conselho

pasteurizado.

 

Oásis

Eu era seco

até descobrir

que a minha sede

tinha cura.

Eu era seco

até decifrar

os teus olhos.

 

A seguir publicamos a resenha escrita pelo professor e escritor Adeli Sell:

"Acaba de sair pela Editora Bestiário, ao final de 2022, novo livro de Armando Severo. Já tinha lido outro seu, tratando da "reclusão", uma construção feita de tempos de sombras e luz, numa referência ao período pandêmico.

Agora, já pelo título se vê que usou deste seu "manual" para sobreviver e buscar caminhos para lidar com o inexorável.

E vejo que de um certo toque pessimista do livro anterior, pois ele fazia esse jogo de luz/sombras, agora o vejo sabendo lidar, sobrevivendo nesse mundo líquido.

Pois para ele me parece que as coisas serão o que nossa alma permitir. E ele quer se permitir mais ao amor, com vários poemas de sua junção com a amada, os beijos, os abraços, ser um só.

Ele descobriu que "é a sociedade que não tem cura". São ainda elementos do seu livro anterior, é o que se sente quando fala da filha com tanto amor, mas se preocupa com o mundo em que vive e vai viver.

Acho que o seu ponto de mudança é no singelo poema que dá título à obra:

Manuel de sobrevivência

 

Dizem que não devo gritar.

Devo calar, desviando os olhos

Daquilo que dizem que não devo.

Dizem que tudo passará.

Mal sabem

Que eu passarei por eles.

Noutro que fala da conduta, ele diz que não é ele quem deve mudar, que

"reveja

as companhias

e não as atitudes.

 

Outro ponto de sua "percepção" é

(...)

a certeza que tenho é saber

o que não quero ser.

Severo não teme o tempo, enfrenta o passar com seus versos, suas reflexões, não se importa com a tarefa de Sísifo. Ele retoma temas, seja do amor, de sua relação com a amada, para sempre "se declarar" amante. Ele retoma temas usando de reflexões com palavras contraditórias, o que mostra um grau de maturidade.

Não existe poeta pronto. Tenho convicção de que há um amadurecimento do autor.

Minha dica é ler, reler. Li numa tacada, mas Severo, prometo voltar a ele de quando em quando."

 

ADELI SELL é escritor, professor e bacharel em Direito.

 

Sobre o autor:

Armando Steglich Severo, 55 anos, natural da cidade de Taquara, onde é funcionário público por concurso e poeta por resistência.

- Faz parte da Ordem da Confraria dos Poetas onde em 1999 teve cinco poemas selecionados para a Coleção Poética - Coletânea da Ordem da Confraria dos Poetas, Editora SHAN – Porto Alegre.

- Ainda em 1999 lançou seu primeiro livro de poemas intitulado "PULSAR" numa edição independente.

- Em 2000 teve um poema selecionado para compor a Coletânea TIMOR Esperança da Ordem da Confraria dos Poetas, Editora SHAN.

- Foi um dos vencedores do Concurso Poemas no Ônibus edição 1999/2000 realizado pela Prefeitura de Porto Alegre através da Secretaria Municipal da Cultura – Coordenação do Livro e Literatura/SMC.

- Em junho de 2022 publicou o livro de poemas "Em tempos de reclusão" – Editora PROVERBO – Maricá RJ, que conta um pouco da sua experiência após ter contraído a COVID-19.

- Por iniciativa própria, encomendou a transcrição para o Braille de 16 edições do "Em tempos de reclusão" e está distribuindo às Bibliotecas Municipais da região do Vale do Paranhana.

- É integrante da Diretoria e um dos idealizadores do CEAP- Coletivo de Escritores e Artistas do Vale do Paranhana.

 

Maximiliano da Rosa | Meus novos livros "Ofertas Imperdíveis" e "a hora e massacrar idílios" já estão à venda.

Twitter: https://twitter.com/maxrosa_

Instagram: https://instagram.com/maximilianodarosa

Facebook: https://www.facebook.com/maxrosa.escritor

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVOCAÇÃO PARA O 1º PRÊMIO INTERNACIONAL DE POESIA LUSÓFONA FLORIANO MARTINS 2024

Abertas as inscrições para o Prêmio Internacional de Poesia Lusófona Floriano Martins 2024. Confira a regras a seguir: 1. Poetas de idade legal que residem em qualquer lugar do mundo podem participar, desde que a natureza de seu texto seja em língua portuguesa e inédito em sua totalidade. 2.Os autores interessados podem participar com um texto livre em técnica e tema, com extensão máxima de 50 páginas, em fonte Garamond corpo 12, espaçamento entre linhas de 1,15. 3. Este texto deve ser enviado, como anexo, em formato PDF, para premiopoesiaflorianomartins@gmail.com . O arquivo deverá ser salvo com o pseudônimo e o título do livro, e o tema do e-mail será "Primeiro Prêmio Internacional de Poesia Lusófona Floriano Martins 2024". No mesmo e-mail, em outro arquivo, em formato PDF, deve ser anexado, com as seguintes informações: pseudônimo, título do livro, nome do autor, número de telefone, endereço de e-mail, endereço postal e cópia de um documento oficial que compro

Inscrição Gratuita: VII Concurso Literário Internacional Castro Alves

A Academia Rio-Grandina de Letras anuncia a realização do VII Concurso Literário Internacional Castro Alves. Este concurso tem abrangência global, estando aberto para participação em níveis internacional, nacional e municipal, e será realizado em celebração ao quadragésimo segundo aniversário desta renomada instituição. Tema O tema e forma da escrita são livres. Contudo, solicita-se que os poemas sejam apresentados em uma única página, enquanto os contos não ultrapassem quatro páginas. Regras de Formatação Os trabalhos inscritos devem ser digitados utilizando a fonte "Times New Roman", tamanho 12, espaçamento simples, e devem ser identificados exclusivamente pelo uso de pseudônimos. A identificação real do autor deve ser fornecida através do preenchimento da ficha de inscrição que está anexa ao edital . Requisitos: Idade mínima 18 anos Obra escrita em Português Cada participante pode concorrer com um conto ou uma poesia Inscrições Os interessados devem se inscrever até o dia

Amazon lança concurso de contos com premiação em dinheiro

A Amazon, maior livraria online do mundo, anunciou o lançamento de mais um concurso literário no Brasil. Depois do tradicional Prêmio Kindle , cujas inscrições estão abertas e pagará R$ 50 mil reais para uma obra de ficção, a gigante do varejo pagará um prêmio de R$ 2.000 para contos de ficção voltados ao juvenil/adolescente. Serão cinco obras selecionadas. Intitulado "Prêmio Conto Inesquecível", o prêmio tem participação da Prime Video e terá como jurados o ator Lázaro Ramos e as escritoras Thalita Rebouças, Bruna Vieira, Babi Dewet e Paula Pimenta. As inscrições para o prêmio poderão ser realizadas até o dia 30 de julho. A cerimônia de premiação acontecerá durante a Bienal do Livro do Rio de Janeiro, que acontece entre os dias 1 e 10 de setembro de 2023. Os escritores selecionados receberão passagem de avião pagas pela organização para poder estar presentes na solenidade. Para participar do prêmio "Conto Inesquecível" é necessário inscrever um