Destaque

Prêmio Carioca de Contos 2025: Chance Imperdível para Novos Autores

Imagem
Atenção, escritores e escritoras da Cidade Maravilhosa ! Estão abertas as inscrições para o Prêmio Carioca de Contos 2025 , uma iniciativa cultural focada em descobrir e capacitar novas vozes da literatura . O objetivo do prêmio é selecionar 20 textos literários na modalidade conto. Os autores selecionados serão premiados com um valioso pacote de formação e qualificação, incluindo cursos, palestras e mentorias. É importante notar que a convocatória não envolve sorteio nem premiação em dinheiro, focando inteiramente no desenvolvimento dos autores. As atividades de formação ocorrerão online, através da plataforma do concurso, durante o primeiro semestre de 2026. Quem Pode se Inscrever? Este prêmio é focado em revelar novos talentos. Para participar, os candidatos devem atender aos seguintes critérios:  * Ser residente na cidade do Rio de Janeiro.  * Ter a partir de 18 anos de idade.  * Não estar inserido(a) como autor(a) no mercado editorial literário brasileiro . > O q...

Escritores processam OpenAI por uso de dados sem permissão

Nos Estados Unidos, um grupo de escritores entrou com processo contra a empresa OpenAI, criadora do ChatGPT, acusando a empresa de ter usado obras literárias sem permissão dos detentores dos direitos autorais e seus autores. Os dados de milhares de livros e artigos científicos ajudaram a alimentar  o "cérebro" e a treinar a inteligência artificial da companhia que tem a Microsoft como principal investidora.

Entre autores que fazem parte do processo estão nomes bem conhecidos lá fora como o Michael Chabon, vencedor do Pulitzer em 2001 (um dos mais importantes prêmios do jornalismo e literatura no mundo). O escritor tem no currículo obras como "As Incríveis Aventuras de Kavalier & Clay", "Garotos incríveis" e "A Solução Final", entre outras.

Além de Chabon, a ação movida num tribunal federal de São Francisco tem arrolado os nomes dos escritores David Henry Hwang, Matthew Klam, Rachel Louise Snyder e Ayelet Waldman. Por conta desse uso indevido e sem autorização, o grupo entrou com pedido de indenização e solicitou que a OpenAI pare com a prática de utilizar obras para aumentar o banco de dados do famoso chatbot. O ChatGPT, com cerca de 100 milhões usuários ativos por mês,  e outras ferramentas baseadas em grandes modelos de dados tem tornando-se cada vez mais populares e processos como este já não são novidade.

De acordo com informações divulgadas pela imprensa, a OpenAi já enfrenta pelo menos outros 3 processos por violação de direitos autorais. A empresa se defende, e afiram que o uso das informações dos livros disponíveis na internet não fere a lei.

O ChatGPT e seus concorrentes deram início a uma nova corrida na área de tecnologia. Empresa como o Google (Bard AI) lançaram suas próprias inteligências artificias. Rumores indicam que a Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, devem lançar sua própria IA nos próximos meses.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 mil Euros: Excelente Oportunidade para Escritores de Língua Portuguesa

Prêmio Literário José Saramago 2024 com inscrições abertas

PodLetras Celebra 3 Anos com Concurso de Contos e Oportunidade para Escritores Publicarem Livros