Pular para o conteúdo principal

Escritores processam OpenAI por uso de dados sem permissão

Nos Estados Unidos, um grupo de escritores entrou com processo contra a empresa OpenAI, criadora do ChatGPT, acusando a empresa de ter usado obras literárias sem permissão dos detentores dos direitos autorais e seus autores. Os dados de milhares de livros e artigos científicos ajudaram a alimentar  o "cérebro" e a treinar a inteligência artificial da companhia que tem a Microsoft como principal investidora.

Entre autores que fazem parte do processo estão nomes bem conhecidos lá fora como o Michael Chabon, vencedor do Pulitzer em 2001 (um dos mais importantes prêmios do jornalismo e literatura no mundo). O escritor tem no currículo obras como "As Incríveis Aventuras de Kavalier & Clay", "Garotos incríveis" e "A Solução Final", entre outras.

Além de Chabon, a ação movida num tribunal federal de São Francisco tem arrolado os nomes dos escritores David Henry Hwang, Matthew Klam, Rachel Louise Snyder e Ayelet Waldman. Por conta desse uso indevido e sem autorização, o grupo entrou com pedido de indenização e solicitou que a OpenAI pare com a prática de utilizar obras para aumentar o banco de dados do famoso chatbot. O ChatGPT, com cerca de 100 milhões usuários ativos por mês,  e outras ferramentas baseadas em grandes modelos de dados tem tornando-se cada vez mais populares e processos como este já não são novidade.

De acordo com informações divulgadas pela imprensa, a OpenAi já enfrenta pelo menos outros 3 processos por violação de direitos autorais. A empresa se defende, e afiram que o uso das informações dos livros disponíveis na internet não fere a lei.

O ChatGPT e seus concorrentes deram início a uma nova corrida na área de tecnologia. Empresa como o Google (Bard AI) lançaram suas próprias inteligências artificias. Rumores indicam que a Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, devem lançar sua própria IA nos próximos meses.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVOCAÇÃO PARA O 1º PRÊMIO INTERNACIONAL DE POESIA LUSÓFONA FLORIANO MARTINS 2024

Abertas as inscrições para o Prêmio Internacional de Poesia Lusófona Floriano Martins 2024. Confira a regras a seguir: 1. Poetas de idade legal que residem em qualquer lugar do mundo podem participar, desde que a natureza de seu texto seja em língua portuguesa e inédito em sua totalidade. 2.Os autores interessados podem participar com um texto livre em técnica e tema, com extensão máxima de 50 páginas, em fonte Garamond corpo 12, espaçamento entre linhas de 1,15. 3. Este texto deve ser enviado, como anexo, em formato PDF, para premiopoesiaflorianomartins@gmail.com . O arquivo deverá ser salvo com o pseudônimo e o título do livro, e o tema do e-mail será "Primeiro Prêmio Internacional de Poesia Lusófona Floriano Martins 2024". No mesmo e-mail, em outro arquivo, em formato PDF, deve ser anexado, com as seguintes informações: pseudônimo, título do livro, nome do autor, número de telefone, endereço de e-mail, endereço postal e cópia de um documento oficial que compro

Inscrição Gratuita: VII Concurso Literário Internacional Castro Alves

A Academia Rio-Grandina de Letras anuncia a realização do VII Concurso Literário Internacional Castro Alves. Este concurso tem abrangência global, estando aberto para participação em níveis internacional, nacional e municipal, e será realizado em celebração ao quadragésimo segundo aniversário desta renomada instituição. Tema O tema e forma da escrita são livres. Contudo, solicita-se que os poemas sejam apresentados em uma única página, enquanto os contos não ultrapassem quatro páginas. Regras de Formatação Os trabalhos inscritos devem ser digitados utilizando a fonte "Times New Roman", tamanho 12, espaçamento simples, e devem ser identificados exclusivamente pelo uso de pseudônimos. A identificação real do autor deve ser fornecida através do preenchimento da ficha de inscrição que está anexa ao edital . Requisitos: Idade mínima 18 anos Obra escrita em Português Cada participante pode concorrer com um conto ou uma poesia Inscrições Os interessados devem se inscrever até o dia

Amazon lança concurso de contos com premiação em dinheiro

A Amazon, maior livraria online do mundo, anunciou o lançamento de mais um concurso literário no Brasil. Depois do tradicional Prêmio Kindle , cujas inscrições estão abertas e pagará R$ 50 mil reais para uma obra de ficção, a gigante do varejo pagará um prêmio de R$ 2.000 para contos de ficção voltados ao juvenil/adolescente. Serão cinco obras selecionadas. Intitulado "Prêmio Conto Inesquecível", o prêmio tem participação da Prime Video e terá como jurados o ator Lázaro Ramos e as escritoras Thalita Rebouças, Bruna Vieira, Babi Dewet e Paula Pimenta. As inscrições para o prêmio poderão ser realizadas até o dia 30 de julho. A cerimônia de premiação acontecerá durante a Bienal do Livro do Rio de Janeiro, que acontece entre os dias 1 e 10 de setembro de 2023. Os escritores selecionados receberão passagem de avião pagas pela organização para poder estar presentes na solenidade. Para participar do prêmio "Conto Inesquecível" é necessário inscrever um