Destaque

Prêmio Carioca de Contos 2025: Chance Imperdível para Novos Autores

Imagem
Atenção, escritores e escritoras da Cidade Maravilhosa ! Estão abertas as inscrições para o Prêmio Carioca de Contos 2025 , uma iniciativa cultural focada em descobrir e capacitar novas vozes da literatura . O objetivo do prêmio é selecionar 20 textos literários na modalidade conto. Os autores selecionados serão premiados com um valioso pacote de formação e qualificação, incluindo cursos, palestras e mentorias. É importante notar que a convocatória não envolve sorteio nem premiação em dinheiro, focando inteiramente no desenvolvimento dos autores. As atividades de formação ocorrerão online, através da plataforma do concurso, durante o primeiro semestre de 2026. Quem Pode se Inscrever? Este prêmio é focado em revelar novos talentos. Para participar, os candidatos devem atender aos seguintes critérios:  * Ser residente na cidade do Rio de Janeiro.  * Ter a partir de 18 anos de idade.  * Não estar inserido(a) como autor(a) no mercado editorial literário brasileiro . > O q...

Anunciado o ganhador do Nobel de Literatura 2023

escritor sueco Jon Fosse

A academia Sueca anunciou na manhã desta quinta-feira (05/10), em Estocolmo, o vencedor do Nobel de Literatura 2023. O laureado foi o escritor sueco Jon Fosse, que foi escolhido por "suas peças inovadoras e por dar voz ao indizível". Estavam na disputa ainda nomes como Margaret Atwood, Can Xue, Imsail Kadare, Salman Rudshie e Peter Nadas, entre outros.

Assim, além da medalha e do prestígio, o autor será agraciado com o prêmio equivalente a R$ 5 milhões e entra para uma seleta galeria de nomes, figurando ao lado de Bob Dylan, Mario Vargas Llosa, Alice Munro, Jean-Paul Sartre, J. M. Coetzee e Pablo Neruda, entre outros.

Jon Fosse nasceu em Haugesund, Noruega, em 1959. É considerado um dos grandes autores de sua geração, e sua obra é composta por peças teatrais, prosa, poesia, ensaios, contos e livros infantis. Os livros do autor já foram traduzidos para mais de 50 idiomas. No Brasil, Fosse lançou "É a Ales" (Companhia das Letras) e "Melancolia" (Tordesilhas). 

Enquanto isso, o Brasil tem 0 vencedores do Nobel, apesar de toda a qualidade literária produzida em nosso país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prêmio Literário José Saramago 2024 com inscrições abertas

5 mil Euros: Excelente Oportunidade para Escritores de Língua Portuguesa

PodLetras Celebra 3 Anos com Concurso de Contos e Oportunidade para Escritores Publicarem Livros