Destaque

Prêmio Carioca de Contos 2025: Chance Imperdível para Novos Autores

Imagem
Atenção, escritores e escritoras da Cidade Maravilhosa ! Estão abertas as inscrições para o Prêmio Carioca de Contos 2025 , uma iniciativa cultural focada em descobrir e capacitar novas vozes da literatura . O objetivo do prêmio é selecionar 20 textos literários na modalidade conto. Os autores selecionados serão premiados com um valioso pacote de formação e qualificação, incluindo cursos, palestras e mentorias. É importante notar que a convocatória não envolve sorteio nem premiação em dinheiro, focando inteiramente no desenvolvimento dos autores. As atividades de formação ocorrerão online, através da plataforma do concurso, durante o primeiro semestre de 2026. Quem Pode se Inscrever? Este prêmio é focado em revelar novos talentos. Para participar, os candidatos devem atender aos seguintes critérios:  * Ser residente na cidade do Rio de Janeiro.  * Ter a partir de 18 anos de idade.  * Não estar inserido(a) como autor(a) no mercado editorial literário brasileiro . > O q...

Governo de SC cria lista de livros proibidos e determina retirada de circulação

Livros Proibidos

Acredite, se quiser, o governo de Santa Catarina elaborou uma lista de livros proibidos. De acordo com um ofício publicado na última terça-feira no Diário Oficial do estado, as obras citadas devem ser tiradas imediatamente de circulação da rede estadual de educação. Fazem parte da lista 9 títulos. Algumas delas são best-sellers bem conhecidos como "It - A coisa" de Stephen King, o clássico "Laranja Mecânica" e "Os 13 porquês" de Jay Asher, que ficou bem popular depois de virar série na Netflix. Confira a seguir a relação completa:

  • A química entre nós (Larry Young e Brian Alexander);
  • Coração Satânico (William Hjortsberg);
  • Donnie Darko (Richard Kelly);
  • Ed Lorraine Warren: demonologistas – arquivo sobrenaturais (Gerald Brittle);
  • Exorcismo (Thomas B. Allen);
  • It: A coisa (Stephen King);
  • Laranja Mecânica (Anthony Burgess);
  • Os 13 Porquês (Jay Ascher);
  • O diário do diabo: Os segredos de Alfred Rosenberg, o maior intelectual do nazismo (Robert K. Wittman e David Kinney).

O documento assinado pelo supervisor regional da Educação, Waldemar Ronssem Júnior, e pela integradora Regional de Educação, Anelise dos Santos de Medeiros, determina "que as obras listadas sejam retiradas de circulação e armazenadas em local não acessível à comunidade escolar. Em breve enviaremos novas orientações".

A notícia foi publicada pelo site Isto É Dinheiro, e de acordo com o veículo, a Secretaria de Educação não se manifestou até a data de fechamento da matéria.

Até o momento não temos informações sobre as motivações que levaram o estado criar a lista de livros banidos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prêmio Literário José Saramago 2024 com inscrições abertas

5 mil Euros: Excelente Oportunidade para Escritores de Língua Portuguesa

PodLetras Celebra 3 Anos com Concurso de Contos e Oportunidade para Escritores Publicarem Livros