Um dos maiores da língua Portuguesa, Prémio LeYa 2024 recebe inscrições até abril
O sonho de todo escritor é ser publicado. E não só: ser publicado e premiado. Pois se esse é o seu caso, a notícia é mais que bem-vinda: um dos maiores e mais importantes da língua Portuguesa, o Prémio LeYa recebe inscrições até o dia 30 abril de 2024. O valor pago (50 mil euros), é um grande atrativo e pode ajudar os autores não apenas financeiramente como também é um indicativo do talento do escritor.
Com frequência anual, o Prémio Leya é destinado a laurear romances inéditos produzidos em língua portuguesa, independente da nacionalidade do autor, foi responsável por lançar no mercado vários escritores. Atualmente um dos mais conhecidos, é um dos mais vendido, é Itamar Vieira Junior. Ele foi vencedor em 2018 com seu romance "Torto Arado". A obra já alcançou vendas de mais de 250 mil exemplares.
Veja também
Prêmio literário distribuirá R$ 80 mil em dinheiro
Em 2023 o prêmio foi atribuído ao romance "Não há Pássaros Aqui", de Victor Vidal.
Até pouco tempo as inscrições deveriam ser feitas por correio convencional, mas atualmente os escritores podem concorrer ao concurso literário de forma online e gratuita. Para isso, basta enviar o texto, no caso um romance inédito com pelo menos 200 mil caracteres, através do formulário fornecido pela editora Leya em seu site.
O arquivo precisa ser um documento Word (.docx) identificado com pseudônimo nunca usado, e não pode ter sido submetido a outro prêmio cujo resultado esteja pendente sob pena de desclassificação.
Não há normas de formatação para o envio da obra. O regulamento diz apenas que a formatação deve facilitar a leitura dos jurados.
Siga a página Escrevendo Sobre Livros e fique por dentro de notícias do mundo literário.
Antes do resultado final, previsto para o fim de dezembro de 2024, a editora Leya publica uma lista de finalistas. Além do valor monetário, o livro vencedor será publicado pela casa editorial já mencionada. A tiragem não foi divulgada.
Para conferir o regulamento completo acesse o site da editora Leya.
1 comentário