Mais 5 concursos prêmios literários abertos no Brasil e Portugal
A todo momento surgem novos concursos literários e premiações para escritores no Brasil, Portugal e outros países. Aqui no blog já divulguei vários desses certamesdivulguei vários desses certames, muitos com boas premiações em dinheiro e tem como objetivo valorizar a língua brasileira, incentivas a escrita e descobrir novos talentos. Abaixo publico mais uma leva de oportunidades para escritores e escritoras interessados em se destacar nesse meio. Espero que gostem do conteúdo.
Participe do Grupo "Concursos Literários" no WhatsApp. Clique aqui para entrar e SIGA-NOS no Instagram e Facebook
Publicidade
PRÊMIO VOZ
Este é um prêmio literário com premiação em dinheiro voltado para o público feminino. Criado pela escritora Vanessa Passos, tem parceria da editora Patuá. O objetivo do Prêmio Voz é incentivar e reconhecer a produção literária de mulheres. Ele também pretende viabilizar a publicação e o lançamento de seus livros, havendo também um reconhecimento financeiro pelo seu trabalho literário.
Para participar é necessário inscrever um romance inédito até o dia 30/06. A vencedoras terá a publicação do romance pela editora Patuá com a logo de vencedora do Prêmio Voz. Além disso levará R$ 3 mil em dinheiro, Troféu, Certificado de participação, assessoria de marketing para o lançamento do livro, a ser realizada por Vanessa Passos e paratextos do livro escritos pelo júri.
Para conferir as informações completas e o regulamento do Prêmio Voz clique aqui.
PRÊMIO PALLAS
Em comemoração aos seus 50 anos de atividade, a Pallas Editora criou o Prêmio Pallas de literatura. Com a curadoria de Henrique Rodrigues tem concurso tem como objetivo descobrir novas vozes da literatura brasileira. O romance vencedor será publicado pela editora, além de o/a autor/a receber uma tutoria sobre a literatura no Brasil hoje.
Para concorrer ao Prêmio Pallas de Literatura, o autor precisa ser brasileiro ou estrangeiro residente no país, além de ser maior de 18 anos e nunca ter publicado um romance. Outro detalhe em relação ao prêmio, é que se trata de uma concurso destinado a promover a inclusão de vozes notoriamente menos favorecidas no mercado literário. Assim, o escritor deve ser autodeclarado/a negro/a (pessoas pretas e pardas), conforme o Estatuto da Igualdade Racial.
As inscrições começam no dia 3 de junho e vão até 28 de junho de 2024. Mais informações sobre o Prêmio Pallas podem ser conferidas no site. Clique aqui para acessar.
Prémio Literário Infantojuvenil Manuel Lopes
Criado pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM), em parceria com o Instituto da Biblioteca Nacional de Cabo Verde (BNCV), o Prémio Literário Infantojuvenil Manuel Lopes, dirigido a autores cabo-verdianos ou a residir em Cabo Verde, que visa promover a criação literária e a ilustração para o universo infantojuvenil, prestando ao mesmo tempo homenagem ao escritor Manuel Lopes, figura destacada da literatura cabo-verdiana. Para saber mais, acesse o site do Prémio Literário Infantojuvenil Manuel Lopes - Imprensa Nacional.
ANTOLOGIA CATARSIS 2024
Estão abertas as inscrições para a Antologia Poética Catarsis 2024 promovida pela editora Fênixart, o objetivo é estimular a criação literária e divulgar poetas e poetisas de todo o Brasil. Podem participar escritores com poemas escritos em língua portuguesa. Cada um pode enviar até 3 textos com o máximo de 40 versos cada. As poesias não precisam ser inéditas. O prazo para participar é o dia 18 de junho de 2024. Para informações completas acesse a postagem no Instagram da Fênixart.
Publicidade
Prémio Literário Santos Lessa
O prémio tem por objetivo incentivar a produção de textos originais de escritores de língua portuguesa. Podem candidatar-se todas as pessoas singulares com plena capacidade jurídica, não menores de 18 anos, de nacionalidade portuguesa. As obras devem ser inéditas. O prazo para se inscrever é dia 07 de julho de 2024. Mais informações podem ser obtidas na página abaixo.
REGULAMENTO DO PRÉMIO LITERÁRIO SANTOS... - Orfeão de Matosinhos | Facebook
Participar da conversa