Novos concursos literários, antologias e chamadas de originais abertos até o final de Junho
Confira abaixo uma seleção de novos concursos literários, antologias e chamadas de originais para publicação abertas até o final de Junho. Não deixe de conferir os respectivos editais e regulamentos e participe, pois há opções para todos os gêneros literários. Alguns tem premiações em dinheiro.
Além disso não deixe de conferir outros prêmios literários publicados aqui no blog.
E antes de prosseguir, se inscreva no meu canal no YouTube, pois pretendo publicar por lá diversos conteúdos sobre literatura.
Publicidade
A Editora Toma Aí Um Poema está recebendo originais para publicação de livros inéditos. Os interessados podem enviar suas obras até o dia 30 de junho de 2024. Os escritores interessados em tirar suas a obras da gaveta e publicar podem ficar tranquilos, pois não há taxas de publicação: Todos os livros selecionados serão financiados por meio de pré-venda/financiamento coletivo. O arquivo do livro deve ter entre 20 e 65 páginas, e são aceitas obras de poesia, prosa poética, novela, romance breve, conto, miniconto ou crônica. Ao enviar não esqueça de incluir uma apresentação da obra (1 lauda), sua minibio e cinco poemas ou trechos do livro. Anexe também uma foto sua. O resultado sai no dia 10 de julho. Para mais informações acesse o site da TAUP em tomaaiumpoema.com.br/editora.
A Isto Edições — Editora independente de livros de poesia — abriu nova chamada para livros inéditos de poesia. Durante o mês de junho serão recebidos originais para publicação ainda este ano. Serão escolhidos até quatro originais para publicação a partir de julho/agosto. A chamada está aberta a autores brasileiros ou residentes no Brasil. A Isto Edições é uma editora "tradicional": ou seja, ela faz todo o processo de edição e publicação sem custos para o autor, incluindo revisão, registro, produção editorial, impressão e divulgação. Saiba mais em no site, clicando no menu em "Envio de originais" (não deixe de ler todas as informações, que são importantes): https://istoedicoes.com.br
Poetize-se!
Participe do Grupo "Concursos Literários" no WhatsApp. Clique aqui para entrar e SIGA-NOS no Instagram e Facebook
Até o dia 30 de junho de 2024 estão abertas as inscrições para o concurso literário Colheita de Versos 2024. Trata-se da 7ª edição do festival que tem entre seus objetivos oferecer ao público em geral, poemas inéditos que exaltem os usos e costumes da população do Sul do Brasil, incentivar a leitura e a escrita poética e resgatar a história do município de Fraiburgo em Santa Catarina.
A 7ª Colheita de Versos terá duas Etapas, sendo uma Estudantil e outra Geral, com inscrições abertas até 30 de junho de 2024. Todos os poemas enviados ao Festival deverão ser escritos em língua portuguesa e inéditos. A Etapa Estudantil será voltada para alunos das escolas públicas municipais de Fraiburgo. Já a Etapa Geral da 7ª Colheita de Versos será aberta para poetas de todo o Brasil. Tanto a etapa geral quanto a estudantil serão divididas em temas livre e especial.
O Tema Livre poderá versar sobre qualquer assunto, cuja temática se identifique com os usos e costumes da população do Sul do Brasil. Já o Tema Especial deve versar sobre a história do município de Fraiburgo. Serão selecionados 15 poemas na categoria geral e 10 na estudantil.
Os 15 poemas selecionados para a Etapa Geral do Festival, receberão como ajuda de custo para produção da gravação em estúdio e para apresentação em palco no dia do Festival, o valor de R$ 3.500,00. Já os 10 poemas selecionados para a Etapa Estudantil do Festival, receberão como prêmio, o valor de R$ 500,00. Além disso, os melhores trabalhos serão laureados com troféus.
Publicidade
Mais informações, o regulamento completo e ficha de inscrição podem ser encontrados no site https://www.colheitadeversos.com.br.
Inscrições abertas para o concurso Prosas Poéticas 2024 da editora Persona de 01/06 a 30/06.
A prosa poética começou com os simbolistas franceses, notadamente Rimbaud, Baudelaire, Mallarmé e Lautréamont. Hoje em dia é bem mais profícua. Provavelmente, o maior representante brasileiro é João Gilberto Noll.
Ela consiste em utilizar elementos da poesia (ritmo, sonoridade, figuras de linguagem, pontuação, entre outros) na forma de prosa, geralmente em textos curtos.
Participar da conversa