Uma entrevista com o escritor Luiz Carlos Araújo
Confira a seguir a entrevista com escritor Luiz Carlos Araújo realizado pelo colaborador do nosso blog literário, Everton Luis Cidade.
Luiz Carlos Araújo é natural de Porto Alegre, reside em São Leopoldo. É pós-graduado em História e em Ecologia Humana pela Unisinos. Foi sindicalista, Diretor Executivo da Fundação Liberato de Novo Hamburgo e professor da UERGS. Cursou oficinas de escrita criativa. Além do livro de contos "Janelas Abertas" é autor dos romances históricos "A Noite Não Termina", "Os Condenados" e "200 Máscaras". Contato: luizctaraujo@gmail.com e facebook.com/lctorresaraujo.
Escrevendo sobre Livros: Teu novo livro é de contos. Por que dessa opção?
Eu me sinto muito à vontade escrevendo romances históricos, mas nunca deixei de ser um contador de histórias. Há tempos fazia ensaios e agora, com "Janelas Abertas", ofereço em texto essa minha outra inclinação.
Escrevendo sobre Livros: Qual o sentimento que experimentou enquanto escrevia os contos?
Os contos também exigem muito trabalho, porém senti muita gratificação porque cada conto é uma nova história com personagens que demandam uma construção bem definida e sucinta.
Escrevendo sobre Livros: Qual a maior diferença que há entre tua escrita nos romances para tua escrita nos contos?
Tanto no romance como no conto o autor precisa ter grande empatia, tem que se colocar no lugar do personagem e no ambiente da cena de forma integral. Apesar disso o conto exige uma técnica própria: descrição objetiva do cenário, poucos personagens, um único conflito e um fecho inesperado.
Escrevendo sobre Livros: Há algum assunto que una os contos ou eles existem sem esse compartilhamento?
São contos de humor, ficção científica, terror, policial, cotidiano, psicológico e outros subgêneros. Meu grande objetivo é alcançar as pessoas, especialmente os jovens, que sabem da importância da leitura, mas não leem por falta de hábito, por falta de tempo ou porque não conseguem ficar focados em uma narrativa longa e complexa.
Participe do Grupo "Concursos Literários" no WhatsApp. Clique aqui para entrar e SIGA-NOS no Instagram e Facebook
Participar da conversa