Destaque

Prêmio Carioca de Contos 2025: Chance Imperdível para Novos Autores

Imagem
Atenção, escritores e escritoras da Cidade Maravilhosa ! Estão abertas as inscrições para o Prêmio Carioca de Contos 2025 , uma iniciativa cultural focada em descobrir e capacitar novas vozes da literatura . O objetivo do prêmio é selecionar 20 textos literários na modalidade conto. Os autores selecionados serão premiados com um valioso pacote de formação e qualificação, incluindo cursos, palestras e mentorias. É importante notar que a convocatória não envolve sorteio nem premiação em dinheiro, focando inteiramente no desenvolvimento dos autores. As atividades de formação ocorrerão online, através da plataforma do concurso, durante o primeiro semestre de 2026. Quem Pode se Inscrever? Este prêmio é focado em revelar novos talentos. Para participar, os candidatos devem atender aos seguintes critérios:  * Ser residente na cidade do Rio de Janeiro.  * Ter a partir de 18 anos de idade.  * Não estar inserido(a) como autor(a) no mercado editorial literário brasileiro . > O q...

Uma entrevista com o escritor Luiz Carlos Araújo

Uma entrevista com o escritor Luiz Carlos Araújo

Confira a seguir a entrevista com escritor Luiz Carlos Araújo realizado pelo colaborador do nosso blog literário, Everton Luis Cidade.

Luiz Carlos Araújo é natural de Porto Alegre, reside em São Leopoldo. É pós-graduado em História e em Ecologia Humana pela Unisinos. Foi sindicalista, Diretor Executivo da Fundação Liberato de Novo Hamburgo e professor da UERGS. Cursou oficinas de escrita criativa. Além do livro de contos "Janelas Abertas" é autor dos romances históricos "A Noite Não Termina", "Os Condenados" e "200 Máscaras". Contato: luizctaraujo@gmail.com e facebook.com/lctorresaraujo.

Escrevendo sobre Livros: Teu novo livro é de contos. Por que dessa opção?

Eu me sinto muito à vontade escrevendo romances históricos, mas nunca deixei de ser um contador de histórias. Há tempos fazia ensaios e agora, com "Janelas Abertas", ofereço em texto essa minha outra inclinação.

Escrevendo sobre Livros: Qual o sentimento que experimentou enquanto escrevia os contos?

Os contos também exigem muito trabalho, porém senti muita gratificação porque cada conto é uma nova história com personagens que demandam uma construção bem definida e sucinta.

Escrevendo sobre Livros: Qual a maior diferença que há entre tua escrita nos romances para  tua escrita nos contos?

Tanto no romance como no conto o autor precisa ter grande empatia, tem que se colocar no lugar do personagem e no ambiente da cena de forma integral. Apesar disso o conto exige uma técnica própria: descrição objetiva do cenário, poucos personagens, um único conflito e um fecho inesperado.

Escrevendo sobre Livros: Há algum assunto que una os contos ou eles existem sem esse compartilhamento?

São contos de humor, ficção científica, terror, policial, cotidiano, psicológico e outros subgêneros. Meu grande objetivo é alcançar as pessoas, especialmente os jovens, que sabem da importância da leitura, mas não leem por falta de hábito, por falta de tempo ou porque não conseguem ficar focados em uma narrativa longa e complexa. 

Participe do Grupo "Concursos Literários" no WhatsApp. Clique aqui para entrar e SIGA-NOS no Instagram e Facebook

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prêmio Literário José Saramago 2024 com inscrições abertas

5 mil Euros: Excelente Oportunidade para Escritores de Língua Portuguesa

PodLetras Celebra 3 Anos com Concurso de Contos e Oportunidade para Escritores Publicarem Livros