Pular para o conteúdo principal

Martha Medeiros: uma "mestra" das palavras

"A Graça da Coisa", da escritora gaúcha Martha MedeirosConfesso que nunca fui muito fã de crônicas. Sempre preferi as histórias com ação, dramas, romance e aventura. Sempre achei esse tipo de texto um tanto parado e pouco atrativo. No entanto este ano li um livro desse gênero literário que conseguiu a façanha de me prender a atenção: "A Graça da Coisa", da escritora gaúcha Martha Medeiros. O título, publicado pela editora LP&M de Porto Alegre traz uma coleção de 80 belos textos publicados pela autora nos mais importantes do Brasil nos últimos dois anos.

E, tenho que confessar, embora não seja fã de crônicas: adorei o livro. E me atrevo também a dizer que a escritora é uma verdadeira "mestra" nesse tipo de texto. É impossível não notar como, dispondo de um espaço curto como é a coluna de um jornal, a autora de best-sellers como "Top Less" e "Trem-bala" consegue encaixar as palavras cada uma em seu devido lugar. E mais: não esquecendo de inserir doses generosas de poesia e encantamento em entre uma e outra. Suas crônicas são poesia em forma de prosa, na maior parte do tempo.

Mesmo sendo uma escritora de apartamento e vivendo entre a balbúrdia da cidade grande, os textos de Martha Medeiros nos remetem a outro lugar, onde podemos nos sentar e se deliciar. Ler, e ler com voracidade. Sem medo de nos perdermos nos embaraços da vida. Sem medo de perder a hora. As crônicas de Martha, essa que é a verdade, são como flechas atravessando as densas paredes dos arranha-céus e penetrando nos corações e mentes das pessoas que, cada vez mais atarefadas, não conseguem mais enxergar a beleza de pequenas coisas do dia-a-dia.

Isso não significa, porém, que Martha Medeiros seja poeta, ou coisa assim. Não, ela também sabe criticar. Sabe, como poucos, nos cutucar com suas palavras. Diria melhor: muita gente poderá se sentir alfinetada com suas observações contundentes sobre o dia-a-dia, os relacionamentos, a vida. Quem se der ao prazer de mergulhar nas páginas de "A Graça da Coisa", muitas vezes se pegará pensando coisas como "não é que é assim mesmo" ou "é bem por aí".

Enfim, o livro é fantástico. Tem vida, sabor. Mais que isso, é feito de movimento e não abre mão de reflexões pertinentes. Quem o ler não vai se arrepender, pois receberá no rosto, parágrafo após parágrafo, página após página, o sopro fresco das palavras de um dos grandes nomes da literatura brasileira contemporânea.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVOCAÇÃO PARA O 1º PRÊMIO INTERNACIONAL DE POESIA LUSÓFONA FLORIANO MARTINS 2024

Abertas as inscrições para o Prêmio Internacional de Poesia Lusófona Floriano Martins 2024. Confira a regras a seguir: 1. Poetas de idade legal que residem em qualquer lugar do mundo podem participar, desde que a natureza de seu texto seja em língua portuguesa e inédito em sua totalidade. 2.Os autores interessados podem participar com um texto livre em técnica e tema, com extensão máxima de 50 páginas, em fonte Garamond corpo 12, espaçamento entre linhas de 1,15. 3. Este texto deve ser enviado, como anexo, em formato PDF, para premiopoesiaflorianomartins@gmail.com . O arquivo deverá ser salvo com o pseudônimo e o título do livro, e o tema do e-mail será "Primeiro Prêmio Internacional de Poesia Lusófona Floriano Martins 2024". No mesmo e-mail, em outro arquivo, em formato PDF, deve ser anexado, com as seguintes informações: pseudônimo, título do livro, nome do autor, número de telefone, endereço de e-mail, endereço postal e cópia de um documento oficial que compro

Inscrição Gratuita: VII Concurso Literário Internacional Castro Alves

A Academia Rio-Grandina de Letras anuncia a realização do VII Concurso Literário Internacional Castro Alves. Este concurso tem abrangência global, estando aberto para participação em níveis internacional, nacional e municipal, e será realizado em celebração ao quadragésimo segundo aniversário desta renomada instituição. Tema O tema e forma da escrita são livres. Contudo, solicita-se que os poemas sejam apresentados em uma única página, enquanto os contos não ultrapassem quatro páginas. Regras de Formatação Os trabalhos inscritos devem ser digitados utilizando a fonte "Times New Roman", tamanho 12, espaçamento simples, e devem ser identificados exclusivamente pelo uso de pseudônimos. A identificação real do autor deve ser fornecida através do preenchimento da ficha de inscrição que está anexa ao edital . Requisitos: Idade mínima 18 anos Obra escrita em Português Cada participante pode concorrer com um conto ou uma poesia Inscrições Os interessados devem se inscrever até o dia

Amazon lança concurso de contos com premiação em dinheiro

A Amazon, maior livraria online do mundo, anunciou o lançamento de mais um concurso literário no Brasil. Depois do tradicional Prêmio Kindle , cujas inscrições estão abertas e pagará R$ 50 mil reais para uma obra de ficção, a gigante do varejo pagará um prêmio de R$ 2.000 para contos de ficção voltados ao juvenil/adolescente. Serão cinco obras selecionadas. Intitulado "Prêmio Conto Inesquecível", o prêmio tem participação da Prime Video e terá como jurados o ator Lázaro Ramos e as escritoras Thalita Rebouças, Bruna Vieira, Babi Dewet e Paula Pimenta. As inscrições para o prêmio poderão ser realizadas até o dia 30 de julho. A cerimônia de premiação acontecerá durante a Bienal do Livro do Rio de Janeiro, que acontece entre os dias 1 e 10 de setembro de 2023. Os escritores selecionados receberão passagem de avião pagas pela organização para poder estar presentes na solenidade. Para participar do prêmio "Conto Inesquecível" é necessário inscrever um