Pular para o conteúdo principal

Os 10 melhores livros da literatura brasileira, segundo o ChatGPT

Listar os 10 melhores livros da literatura brasileira não é uma tarefa nada fácil. Mesmo para uma pessoa como eu, lê muito e também é escritor. Por isso pedi, uma ajudinha para o ChatGPT, a inteligência artificial sobre a qual todo mundo está falando. Botei a pergunta no prompt e ele me respondeu exatamente o seguinte: 

"Selecionar apenas 10 melhores livros da literatura brasileira é uma tarefa difícil, pois há uma grande variedade de obras que merecem destaque. No entanto, aqui estão algumas sugestões:

  1. "Grande Sertão: Veredas" de Guimarães Rosa
  2. "Memórias Póstumas de Brás Cubas" de Machado de Assis
  3. "Os Sertões" de Euclides da Cunha
  4. "Dom Casmurro" de Machado de Assis
  5. "O Cortiço" de Aluísio Azevedo
  6. "Vidas Secas" de Graciliano Ramos
  7. "São Bernardo" de Graciliano Ramos
  8. "Capitães da Areia" de Jorge Amado
  9. "A Hora da Estrela" de Clarice Lispector
  10. "Macunaíma" de Mário de Andrade
Os 10 melhores livros da literatura brasileira, segundo o ChatGPT

Essas obras representam uma ampla gama de estilos, temas e períodos da literatura brasileira e são consideradas algumas das mais importantes e influentes da nossa história literária."

Embora o resultado fosse bem coerente, e a lista de livros indicadas pela IA não tenha nenhuma polêmica, repeti a pergunta e descobri que não se tratam de escolhas aleatórias. A nova lista gerada traz apenas um nome diferente. Saiu "Macunaíma" e entrou "A Escrava Isaura", de Bernardo Guimarães, e alguns títulos mudaram de posição. No entanto, "Grande Sertão: Veredas" e "Memórias Póstumas de Brás Cubas"

Nenhuma lista é unânime e eu como bom leitor, tenho outras sugestões de obras que poderiam facilmente figurar nesse top 10 literário. Puxando a brasa para os gaúchos, eu tiraria um dos autores repetidos (Graciliano Ramos) e incluiria alguma obra de Érico Verissimo ou Moacyr Scliar.

Falando do primeiro, é impossível não destacar a importância da saga "O Tempo e o Vento", que trata-se de uma verdadeira epopeia e disseca a história do Rio Grande do Sul. Outro autor dos pampas que poderia facilmente entrar na lista dos melhores livros da literatura brasileira, Scliar, escreveu verdadeiras obras-primas. Para citar apenas uma, "O Centauro no Jardim" explora o realismo fantástico e aborda o preconceito e os dramas vividos pelos imigrantes judeus no RS.

É claro que listar apenas 10 livros é apenas uma possibilidade, há muito mais obras que mereceriam figurar nela. Então, resolvi ir mais longe e pedi para o ChatGPT me dizer quais são os 100 melhores livros da literatura brasileira. Mas, aí meus amigos, a porca torceu o rabo. Além da opinião subjetiva, como a própria ferramenta alerta, foram exibidas inconsistências e incluídos livros que nem brasileiros são como "Os Lusíadas". "A Revolução dos Bichos" e "A Morte de Ivan Ilitch", entre outros. Para a minha tristeza, nem Moacyr Scliar e nem Mario Quintana (um dos maiores poetas brasileiros) entraram na seleção. Escolhi, portanto, não publicar a lista.

 

E vocês, quais livros colocariam como os 10 melhores da literatura brasileira?

Por Maximiliano da Rosa

Meus novos livros "Ofertas Imperdíveis" e "a hora e massacrar idílios" já estão à venda.

CONFIRA NOSSAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/escrevendosobrelivros/

Instagram: https://www.instagram.com/escrevendo_sobre_livros/

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVOCAÇÃO PARA O 1º PRÊMIO INTERNACIONAL DE POESIA LUSÓFONA FLORIANO MARTINS 2024

Abertas as inscrições para o Prêmio Internacional de Poesia Lusófona Floriano Martins 2024. Confira a regras a seguir: 1. Poetas de idade legal que residem em qualquer lugar do mundo podem participar, desde que a natureza de seu texto seja em língua portuguesa e inédito em sua totalidade. 2.Os autores interessados podem participar com um texto livre em técnica e tema, com extensão máxima de 50 páginas, em fonte Garamond corpo 12, espaçamento entre linhas de 1,15. 3. Este texto deve ser enviado, como anexo, em formato PDF, para premiopoesiaflorianomartins@gmail.com . O arquivo deverá ser salvo com o pseudônimo e o título do livro, e o tema do e-mail será "Primeiro Prêmio Internacional de Poesia Lusófona Floriano Martins 2024". No mesmo e-mail, em outro arquivo, em formato PDF, deve ser anexado, com as seguintes informações: pseudônimo, título do livro, nome do autor, número de telefone, endereço de e-mail, endereço postal e cópia de um documento oficial que compro

Inscrição Gratuita: VII Concurso Literário Internacional Castro Alves

A Academia Rio-Grandina de Letras anuncia a realização do VII Concurso Literário Internacional Castro Alves. Este concurso tem abrangência global, estando aberto para participação em níveis internacional, nacional e municipal, e será realizado em celebração ao quadragésimo segundo aniversário desta renomada instituição. Tema O tema e forma da escrita são livres. Contudo, solicita-se que os poemas sejam apresentados em uma única página, enquanto os contos não ultrapassem quatro páginas. Regras de Formatação Os trabalhos inscritos devem ser digitados utilizando a fonte "Times New Roman", tamanho 12, espaçamento simples, e devem ser identificados exclusivamente pelo uso de pseudônimos. A identificação real do autor deve ser fornecida através do preenchimento da ficha de inscrição que está anexa ao edital . Requisitos: Idade mínima 18 anos Obra escrita em Português Cada participante pode concorrer com um conto ou uma poesia Inscrições Os interessados devem se inscrever até o dia

Amazon lança concurso de contos com premiação em dinheiro

A Amazon, maior livraria online do mundo, anunciou o lançamento de mais um concurso literário no Brasil. Depois do tradicional Prêmio Kindle , cujas inscrições estão abertas e pagará R$ 50 mil reais para uma obra de ficção, a gigante do varejo pagará um prêmio de R$ 2.000 para contos de ficção voltados ao juvenil/adolescente. Serão cinco obras selecionadas. Intitulado "Prêmio Conto Inesquecível", o prêmio tem participação da Prime Video e terá como jurados o ator Lázaro Ramos e as escritoras Thalita Rebouças, Bruna Vieira, Babi Dewet e Paula Pimenta. As inscrições para o prêmio poderão ser realizadas até o dia 30 de julho. A cerimônia de premiação acontecerá durante a Bienal do Livro do Rio de Janeiro, que acontece entre os dias 1 e 10 de setembro de 2023. Os escritores selecionados receberão passagem de avião pagas pela organização para poder estar presentes na solenidade. Para participar do prêmio "Conto Inesquecível" é necessário inscrever um