COMO FAÇO PARA PUBLICAR MEUS TEXTOS?

Em meus grupos de escrita muitos autores me perguntam como se faz para publicar um livro. Para a maioria, entrar numa editora tradicional, por exemplo

Em meus grupos de escrita muitos autores me perguntam como se faz para publicar um livro. Para a maioria, entrar numa editora tradicional, por exemplo, não é fácil. Embora seja o sonho de todo escritor, isso pode acabar se tornando um pesadelo, principalmente por conta dos custos. Muitas editoras por aí não passam de simples gráficas interessadas em pegar o dinheiro dos escritores, editarem a obra e se livrarem deles o mais rápido possível. Mas existem outros caminhos para um escritor publicar seus livros ou textos avulsos. Aqui estão algumas dicas que podem ajudá-lo a escolher a melhor opção para você:

COMO FAÇO PARA PUBLICAR MEUS TEXTOS?

Se você quer publicar seus poemas, contos ou romance de forma gratuita e alcançar uma grande comunidade de leitores e escritores, pode usar o Wattpad, um site/aplicativo que permite publicar qualquer tipo de obra literária. No Wattpad, você pode criar um perfil, postar seus textos em capítulos ou em um livro completo, receber comentários e avaliações dos leitores, participar de concursos e desafios, e até mesmo ter a chance de ser descoberto por editoras ou agentes literários. Algumas obras disponíveis em streaming começaram assim. Um dos casos mais famosos é a "A Barraca do Beijo", que virou filme na Netflix.

Se sua intenção é publicar seus textos de forma anônima e compartilhar sua arte com outras pessoas pode usar o Tumblr, uma rede social que permite criar um blog personalizado e postar fotos, citações, textos, vídeos e músicas. No Tumblr, você pode escolher um tema, um nome e um layout para o seu blog, postar seus poema, contos e crônicas com tags e imagens relacionadas, seguir outros blogs de poesia, reblogar conteúdos que você goste, e interagir com outros usuários através de mensagens e comentários.

Ainda falando em blogs, além do Tumblr existem outras plataformas semelhantes. Entre as mais populares tão o Blogger e o WordPress. Seus funcionamentos são parecidos. Há vários modelos de templates para escolher. Além de ter a oportunidade de espalhar seus textos pela internet, o escritor pode até mesmo ganhar dinheiro escrevendo. No caso do Blogger, há a integração do Google Adsense. No Wordpress, isso também é possível, mas é necessário possuir uma conta premium.

Se você quer publicar seu livro de forma profissional e obter retorno financeiro com suas obras, você pode usar o Clube de Autores, uma plataforma que oferece a oportunidade de publicação e venda de conteúdos produzidos por você. No Clube de Autores, você pode criar um livro de poesia com qualidade técnica, incluindo capa, ISBN, revisão e leitura crítica, e definir o preço e a margem de lucro da sua obra. Você também pode distribuir seu livro em livrarias online como Amazon, Submarino e Cultura, e receber os royalties das vendas mensalmente.

Outro serviço semelhante é o UiClap. A plataforma permite que os escritores editem seu livro físicos e o vendam sem muito esforço. Vale lembrar que em ambos os casos, as editoras trabalham na impressão sob demanda. Ou seja, o livro só impresso e enviado ao leitor quando é efetuada a venda e o envio diretamente para o comprador. Caso desejem, os escritores podem encomendar cópias dos seus livros por um preço menor e vender diretamente. Dependendo da quantidade, o custo cai bastante.

Caso prefira publicar apenas o ebook e vender pela internet, a Amazon é uma das melhores opções. Isso é possível graças à plataforma de autopublicação KDP. O processo é relativamente simples e oferece uma maneira direta e eficaz de colocar sua obra nas mãos dos leitores. Além de receber uma comissão pelos exemplares vendidos, o escritor ainda pode participar de concursos literários como o Prêmio Kindle de Literatura. É bom lembrar, inclusive, que as inscrições estão quase chegando ao fim neste ano. O prazo final é dia 31/08. Além de pagar uma premiação em dinheiro considerável (R$ 50 mil), ele permite ao escritor ser publicado por uma grande editora e ganhar visibilidade.

Antes de começar, certifique-se de que sua obra esteja pronta para ser publicada. Isso inclui ter uma versão finalizada, revisada e editada do seu livro.

Outra de ver seu trabalho publicado é através da participação de concursos literários, editais ou chamadas de publicação em antologia. Existem muitas opções gratuitas e já divulgamos algumas delas aqui mesmo no blog. Alguns exemplos são os editais da Persona, Cyberus, Editora Cartola, entre outras. Eu mesmo já publiquei em algumas antologias e participei de concursos (o mais recente é este da prefeitura de Estância de Atibaia).

Essas são apenas algumas das opções disponíveis para publicar seus poemas na Internet. Você também pode pesquisar outras plataformas ou sites que se adequem às suas necessidades e preferências. O importante é que você tenha orgulho do seu trabalho e queira compartilhá-lo com o mundo. Espero que essas dicas tenham sido úteis para você.

Maximiliano da Rosa | Conheça meus livros "Matilha Urbana de Desvalidos", "Ofertas Imperdíveis" e "a hora e massacrar idílios"

Me siga nas redes sociais

Twitter: https://twitter.com/maxrosa_

Instagram: https://instagram.com/maximilianodarosa

Facebook: https://www.facebook.com/maxrosa.escritor

 

 

Sou escritor, poeta, blogueiro e desenvolvedor de aplicativos móveis.