Pular para o conteúdo principal

7 dicas de como escrever um livro de ficção

7 dicas de como escrever um livro de ficção

Confira nesta postagem algumas dicas sobre como escrever um livro de ficção. As informações a seguir foram pensadas em escritores iniciantes que não tem a menor ideia de por conde começar. se você sonha escrever um livro de ficção, ou seja, uma novela ou romance literário, espero que ache as informações úteis. Caso queira descobrir como escrever poesia, sugiro a leitura deste outro texto aqui mesmo no blog.

1. A ideia

Tudo começa pela ideia. É preciso, antes de qualquer coisa encontrar algo sobre o qual escrever. A inspiração pode vir de qualquer lugar. É possível partir de um tema, um personagem, um notícia de jornal, um personagem, um local específico, uma conversa, uma anotação... A inspiração pode vir de qualquer lugar.

Com a ideia pronta, na cabeça ou anotada em algum lugar, tente resumi-la em uma frase.

2. Pesquise

Um dos segredos da boa escrita é: conhecer o assunto sobre o qual está escrevendo. A não ser que o assunto do seu livro seja sua própria vida e experiências (autoficção está na moda, aliás) talvez seja preciso fazer uma boa pesquisa antes de se sentar para escrever. Isso vale principalmente para livros com fundo histórico, romances de época. Ainda que o autor possa fazer adaptações e lançar mão de licenças poéticas, ter uma boa base de conhecimento sobre o local, época, costumes e figurinos dos seus personagens é importante para enriquecer a escrita.

3. Faça um esboço

Existem muitas formas de criar uma história. Mas é sempre bom começar com a elaboração de um esboço. Esta etapa é uma mão na roda na hora de organizar o enredo. É neste momento que o autor obtém uma visão geral do livro, com seu começo, meio e fim. Caso queira, pode lançar mão de guias de histórias como a Jornada do Herói (um dos mais conhecidos) para ajudar a estabelecer o rumo da história e definir o arco dramático e eventos principais. Não há necessidade de ser totalmente fiel ao esboço. No entanto, tê-lo pronto traz mais clareza ao desenvolvimento da narrativa.

4. Desenvolva os personagens

Os personagens são a parte mais importante de qualquer história de ficção. Por isso, dedique-se a desenvolvê-los. É preciso dar-lhes coerência e profundidade. Para tal eles precisam ter suas motivações, seus objetivos e conflitos bem definidos. Escreva uma pequena biografia para eles, falando do seu passado, suas origens e o que mais for relevante para a história. Dê-lhes um nome, idade, naturalidade. Você pode também desenvolver os aspectos físicos dos personagens como cor do cabelo, dos olhos, altura, peso, etc. Isso pode ser feito através de fichas específicas. Crie a sua ou baixe modelos prontos na internet. 

5. Crie o cenário

Este passo pode ser útil para quem escreve fantasia. Geralmente histórias desse gênero se passam em mundos e reinos imaginários. Se for o caso, pode ser interessante fazer mapas do local onde a história se passa. Há quem prefira descrever, outros podem achar melhor desenhar. A escolha é sua. O importante é conhecer o lugar que servirá de cenário e trabalhar nele para facilitar a criação de cenas e descrições. 

6. Comece a escrever

Este é o momento de por a mão na massa. Com todas as informações necessárias anotadas, a ideia na cabeça, pesquisa feita, personagens desenvolvidos, este é o momento de sentar e escrever. Faça o seu primeiro rascunho. Não se preocupe em seguir o esboço fielmente, permita-se escrever com fluidez e liberdade. Não se preocupe em corrigir, isso é para depois. apenas vá colocando as palavras no papel (ou use um editor de texto). Não tenha medo de errar. Inconsistências vão surgir, isso é certo. Mas este não é momento de se preocupar com isso.

Caso não saiba por onde começar, dê uma olhada nesta postagem com dicas de como começar a escrever. Se no meio do processo você se deparar com um bloqueio criativo, nesta outra postagem pode conferir algumas dicas para acabar com ele.

7. Revise o texto

Após dias, semanas ou meses escrevendo, chegou a hora de dar um ponto final na sua obra literária. Depois de terminar a escrita, passe para o passo seguinte: a revisão. Leia o texto do início ao fim e corrija os erros que encontrar. Isso vale para a ortografia, gramática e outros detalhes como redundâncias e problemas gerais que ocorrem durante a escrita como metáforas batidas, clichês, lugares-comuns, etc.

Depois foque em problemas relacionados ao enredo como furos na narrativa, pontas soltas, inconsistências históricas, erros na descrição de personagens e cenários e por aí vai.

Você pode fazer quantas revisões quiser. a maioria dos autores sugere deixar o texto descansar por algumas semanas entre uma revisão e outra.

O autor, no entanto, pode não encontrar sozinho todos os erros e problemas existentes no próprio texto. Pode ser necessário pedir ajuda a um amigo ou contratar os serviços de um revisor profissional. Este será capaz de encontrar erros gramaticais e outros problemas que o escritor deixou passar. 

Conclusão

As informações acima são apenas conselhos. Cada escritor pode desenvolver seu próprio método de criação. Além disso, existem outras forma de desenvolver uma narrativa. Você pode, inclusive, criar o seu próprio. O importante é descobrir aquilo que funciona para você e seguir em frente.

Boa sorte, e boa escrita.

Participe do Grupo "Escrita Livre" no WhatsApp. Clique aqui para entrar.

Fonte: Café do Escritor | Facebook


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVOCAÇÃO PARA O 1º PRÊMIO INTERNACIONAL DE POESIA LUSÓFONA FLORIANO MARTINS 2024

Abertas as inscrições para o Prêmio Internacional de Poesia Lusófona Floriano Martins 2024. Confira a regras a seguir: 1. Poetas de idade legal que residem em qualquer lugar do mundo podem participar, desde que a natureza de seu texto seja em língua portuguesa e inédito em sua totalidade. 2.Os autores interessados podem participar com um texto livre em técnica e tema, com extensão máxima de 50 páginas, em fonte Garamond corpo 12, espaçamento entre linhas de 1,15. 3. Este texto deve ser enviado, como anexo, em formato PDF, para premiopoesiaflorianomartins@gmail.com . O arquivo deverá ser salvo com o pseudônimo e o título do livro, e o tema do e-mail será "Primeiro Prêmio Internacional de Poesia Lusófona Floriano Martins 2024". No mesmo e-mail, em outro arquivo, em formato PDF, deve ser anexado, com as seguintes informações: pseudônimo, título do livro, nome do autor, número de telefone, endereço de e-mail, endereço postal e cópia de um documento oficial que compro

Inscrição Gratuita: VII Concurso Literário Internacional Castro Alves

A Academia Rio-Grandina de Letras anuncia a realização do VII Concurso Literário Internacional Castro Alves. Este concurso tem abrangência global, estando aberto para participação em níveis internacional, nacional e municipal, e será realizado em celebração ao quadragésimo segundo aniversário desta renomada instituição. Tema O tema e forma da escrita são livres. Contudo, solicita-se que os poemas sejam apresentados em uma única página, enquanto os contos não ultrapassem quatro páginas. Regras de Formatação Os trabalhos inscritos devem ser digitados utilizando a fonte "Times New Roman", tamanho 12, espaçamento simples, e devem ser identificados exclusivamente pelo uso de pseudônimos. A identificação real do autor deve ser fornecida através do preenchimento da ficha de inscrição que está anexa ao edital . Requisitos: Idade mínima 18 anos Obra escrita em Português Cada participante pode concorrer com um conto ou uma poesia Inscrições Os interessados devem se inscrever até o dia

Amazon lança concurso de contos com premiação em dinheiro

A Amazon, maior livraria online do mundo, anunciou o lançamento de mais um concurso literário no Brasil. Depois do tradicional Prêmio Kindle , cujas inscrições estão abertas e pagará R$ 50 mil reais para uma obra de ficção, a gigante do varejo pagará um prêmio de R$ 2.000 para contos de ficção voltados ao juvenil/adolescente. Serão cinco obras selecionadas. Intitulado "Prêmio Conto Inesquecível", o prêmio tem participação da Prime Video e terá como jurados o ator Lázaro Ramos e as escritoras Thalita Rebouças, Bruna Vieira, Babi Dewet e Paula Pimenta. As inscrições para o prêmio poderão ser realizadas até o dia 30 de julho. A cerimônia de premiação acontecerá durante a Bienal do Livro do Rio de Janeiro, que acontece entre os dias 1 e 10 de setembro de 2023. Os escritores selecionados receberão passagem de avião pagas pela organização para poder estar presentes na solenidade. Para participar do prêmio "Conto Inesquecível" é necessário inscrever um