Destaque

Prêmio Carioca de Contos 2025: Chance Imperdível para Novos Autores

Imagem
Atenção, escritores e escritoras da Cidade Maravilhosa ! Estão abertas as inscrições para o Prêmio Carioca de Contos 2025 , uma iniciativa cultural focada em descobrir e capacitar novas vozes da literatura . O objetivo do prêmio é selecionar 20 textos literários na modalidade conto. Os autores selecionados serão premiados com um valioso pacote de formação e qualificação, incluindo cursos, palestras e mentorias. É importante notar que a convocatória não envolve sorteio nem premiação em dinheiro, focando inteiramente no desenvolvimento dos autores. As atividades de formação ocorrerão online, através da plataforma do concurso, durante o primeiro semestre de 2026. Quem Pode se Inscrever? Este prêmio é focado em revelar novos talentos. Para participar, os candidatos devem atender aos seguintes critérios:  * Ser residente na cidade do Rio de Janeiro.  * Ter a partir de 18 anos de idade.  * Não estar inserido(a) como autor(a) no mercado editorial literário brasileiro . > O q...

Entrevista com a escritora Cibele Laurentino, autora de "Nobelina" e "Eu, inútil"

Seguindo com nossa série de entrevistas com escritores brasileiros, chegou a vez de conversar com a Cibele Laurentino. Já publicamos aqui, há alguns dias, um texto sobre "Todas em mim", um dos seus livros. Confira abaixo a conversa com a autora paraibana e entre nessa corrente para valorizar a literatura brasileira. Leia também as entrevistas com Everton CidadeMaximiliano da Rosa e Hermida SAS.

Entrevista com a escritora Cibele Laurentino, autora de "Nobelina" e "Eu, inútil"


1. Fale sobe você (nome, idade, profissão, o que mais achar relevante).

Cibele Laurentino nasceu em Campina Grande (PB), é formada em Gestão em Turismo, cursa Letras e é estudante de escrita criativa. O gosto pela leitura e escrita começou na infância, por influência do pai: é filha do saudoso Zé Laurentino, poeta, cordelista e escritor. Além disto conviveu com poetas populares, cordelistas, cantadores de viola e emboladores de coco. É membro da UBE- PB e da Academia de letras de Campina Grande - PB. Curadora por dois anos do Prêmio Book Brasil, também trabalha com divulgação de autores e autoras contemporâneos.

Cresci muito próxima do exemplo do meu pai, sendo ele sensível, poeta popular, cordelista e locutor de rádio. A admiração e paixão por ele me incentivaram a querer fazer tudo que ele fazia, troquei contos de fadas por literatura de cordel, cantigas de ninar pelo som da viola, clássicos da literatura infantil por Leandro Gomes de Barros, Patativa do Assaré…

Sempre li muito e, consequentemente, sempre escrevi muito. Fui autodidata em datilografia, queria ajudá-lo no preparo dos seus textos para envio à gráfica. Queria escrever como ele, queria usar suas palavras. Lembro nitidamente uma vez, no ensino médio, a professora pediu uma redação e escrevi toda no dialeto matuto. Ela me chamou a atenção e para me defender exclamei: Meu pai é escritor e é assim que escreve!

2 - Fale um pouco sobre seus livros.

Meu primeiro livro foi Cactus, um livro de poesias, lançado em e-book e agora também físico, pela Nativa Editora, depois meu primeiro romance - Nobelina, pelo Grupo Editorial coerência, agora um livro de contos voltado para o feminino - "Todas em Mim" , 26 contos todos permeando no universo feminino, lançado em 2022, também pelo Grupo Editorial Coerência o qual foi selecionado pelo Grupo Editorial Caravana para ser traduzido em espanhol e lançado na Argentina no mês de agosto de 2023. O romance "Eu, Inútil" vencedor do prêmio Ases da literatura em Portugal, como melhor romance - ficção, sairá em formato expresso em Junho de 2023. E já no processo de escrita meu novo romance

3 - Quais os gêneros que você escreve?

Romance, contos, poesia e crônicas

4 - Desde quando você escreva? Como começou?

Desde criança, nos diários, na escola e em casa. Minha maior influência foi o amor e a admiração ao meu pai, poeta popular. O seu exemplo foi meu norte.

5 - Você tem algum ritual para escrever?

Gostaria muito, mas ter esse ritual seria um luxo, ainda um sonho. Escrevo rasgando espaços na rotina, na vida, mas escrevo.

6 - Já participou de algum concurso literário? Se sim, como foi a experiência?

Sim. Com o meu primeiro livro, Nobelina, venceu o Prêmio Maria Pimentel no estado da Paraíba.

Com o livro "Todas em mim", selecionado para tradução.

Com o livro: "Eu, inútil", venceu o prêmio Ases da literatura em Portugal

Acho de extrema importância a existência desses editais, sobretudo por várias razões, entre elas a visibilidade a vida e a obra do autor, ao prêmio; uma oportunidade de deslanche a carreira de escritor.

7 - Quais os personagens favoritos do seus livros? Por quê?

As protagonistas com certeza, todas mulheres, como Nobelina, Madalena, Maria Quitéria e outras tantas. Mulheres plurais, fortes e dinâmicas. Elas falam de mim, assim como representam o universo feminino.

8 -  Quais seus escritores favoritos?

São inúmeros, mas vou citar alguns: Ze Laurentino, Patativa do Assaré, Carlos Drummond, Clarisse Lispector, Adélia Prado, Valter Hugo Mãe, Mia Couto.

9 -  Qual é a sua maior influência literária?

Clarice Lispector.

10 - Coloque suas rede sociais e fale onde podemos encontrar e comprar seus livros.

@cibelelaurentino

No TikTok, no Instagram, no YouTube, no Twitter, no Facebook e no Pinterest

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Nos siga nas nossas redes sociais:

Facebook

Instagram

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prêmio Literário José Saramago 2024 com inscrições abertas

5 mil Euros: Excelente Oportunidade para Escritores de Língua Portuguesa

PodLetras Celebra 3 Anos com Concurso de Contos e Oportunidade para Escritores Publicarem Livros