Entrevista com o escritor Maximiliano da Rosa
Confira abaixo a entrevista com o escritor gaúcho Maximiliano da Rosa. Gaúcho de 50 anos, ele tem 3 livros publicados e prepara o lançamento de mais d
Confira abaixo a entrevista com o escritor gaúcho Maximiliano da Rosa. Gaúcho de 50 anos, ele tem 3 livros publicados e prepara o lançamento de mais duas obras para este ano. O bate-papo publicado é parte da inciativa do blog na divulgação de escritores brasileiros e da valorização da literatura nacional. Confira.
1. Fale sobre você (nome, idade, profissão, o que mais achar relevante).
Meu nome é Maximiliano da Rosa, nasci em Novo Hamburgo em 1973. Passei a maior parte da minha vida em São Leopoldo, e lá fiz muitos amigos. Alguns, como Everton Cidade, viraram escritores. Atualmente tenho três livros publicados e moro em Imbé/RS com aminha mulher, minhas filhas e minha tia Ângela. Além de escritor, produzo conteúdo para blogs e desenvolvo aplicativos para celular.2. Fale um pouco sobre seus livros.
Participei de diversas antologias literárias ao longo dos anos. Entre as mais recentes e está "Contos da Sepé".. Em 2020 publiquei meu primeiro livro sozinho, "O Land Rover Negro e a Caixa de Drops", obra que reúne diversos contos escritos ao longo dos anos. Em seguida publiquei "a hora de massacrar idílios" e "Ofertas Imperdíveis".3. Quais os gêneros que você escreve?
Escrevo diversos gêneros como poesia, contos e romance. Aliás, em 2023, vou publicar meu primeiro romance pela editora Opera Editorial.4. Desde quando você escreve? Como começou?
Escrevo desde a adolescência. Comecei a escrever poesia por influência de alguns amigos e por causa do incentivo de uma professora do ensino fundamental.5. Você tem algum ritual para escrever?
Não. Mas gosto de escrever de madrugada, e busco inspiração no silencia da noite.6. Já participou de algum concurso literário? Se sim, como foi a experiência?
Sim, participei de diversos concurso literários. Tive boas experiências e consegui me destacar em alguns deles.7. Quais os personagens favoritos do seus livros? Por quê?
Não me apego a personagens. Meus livros não tem personagens que se repetem. Todos são eu e nenhum deles são.8. Quais os seus escritores e livros favoritos?
Gosto muito de ler e tenho diversos autores favoritos. Sou fã de Moacyr Scliar. Um dos meus livros prediletos é Doutor Miragem. Também adoro "Pergunte ao Pó", de John Fante. Outro livro que meche comigo e me inspira é "Fahrenheit 451", de Ray Bradbury. Na poesia, admiro Paulo Leminsky e no conto, Rubem Fonseca.9. Qual é a sua maior influência literária?
Meu amigo Everton Cidade, por sua criatividade. Outro autor que me influencia muito é Rubem Fonseca.10. Tem alguma dica para quem deseja começar a escrever?
Para começar a escrever é preciso escrever. O conselho que dou a quem quer escrever é esse. Escreva o que der na telha. Não prenda a rótulos. E leia muito. Um bom escritor precisa ser um bom leitor.11. Coloque suas rede sociais e fale onde podemos encontrar e comprar seus livros.
Meus novos livros estão à venda através dos links a seguir: "Ofertas Imperdíveis" e "a hora e massacrar idílios" já estão à venda.Abaixo estão minhas redes sociais:
Twitter: https://twitter.com/maxrosa_
Instagram: https://instagram.com/maximilianodarosa
Facebook: https://www.facebook.com/maxrosa.escritor
Participar da conversa