Pular para o conteúdo principal

Resenha do livro "Ofertas Imperdíveis", de Maximiliano da Rosa

Livro Ofertas Imperdíveis de Maximiliano da Rosa

Resenha escrita pelo escritor Marcelo de Almeida Silva da obra "Ofertas Imperdíveis",  de Maximiliano da Rosa. O livro é uma coletânea de contos publicado em 2022 pwla editora Folheando, que està à venda através do link a seguir: https://www.editorafolheando.com.br/pd-92331c-ofertas-imperdiveis.html?ct=&p=1&s=1.

Confira a seguir:

"Um leitor desatento em busca de entretenimento e coisa leve numa livraria qualquer com certeza compraria esse livro pela capa. Colorida, aprazível, promessa de leveza, título mais mentiroso do que político em campanha.

O futuro das distopias em tantas publicações pensadas ao longo do século no trabalho de Maxlmiliano se realizam tendo como catalisador algo não pensado nem por Huxley nem Orwell. Não é a grande política nem as corporações super-controladoras que nos aprisionam corpos e mentes. É um vírus. Mais precisamente, o tão recente e devastador covid-19.

Pois o futuro chegou. Presente, como sempre esteve, seja no passado ou agora mesmo. Ao longo de dezoito contos, o livro desvela um pouco do outro e muito de nós.

 A não aceitação da morte, sua e do outro, na casa ou na sarjeta, do além, daqui, de lá.

A não aceitação da rotina, da prisão domiciliar, da liberdade do transporte público infectado de vírus, tédio e revolta. És necesario sobrevivir sin perder nunca la producción.

De um lado, o homem; do outro, o vírus; entre eles, alienação, revolta, indiferença, desamor, desgoverno e oração. E tudo dentro do Homem.

E também o Sarcasmo. Ele está ali, de cara, na capa, nas cores, no título. Não viu quem não quis. É ele que dá o pensamento do autor. O título não é mentiroso; ao contrário, ele se instala no refúgio da ironia, última rajada da lucidez, Ofertas Imperdíveis mirando contra todos os alvos.

Não dava mesmo para dourar a pílula. Aliás, há remédio?

Não há remédio, não há paliativo, não há solução. A solução é acender um cigarro no posto de gasolina ou no corpo inerte do mendigo infectado. Ou numa montanha de livros. Fahrenheit 451 não está no meio do livro à toa.

Boa parte escrito em primeira pessoa atormentada, acabamos por ler nós mesmos, seja em Fobos, Canção para Úrsula, Esperança ou Escritor, alternando fé e descrença, amor e indiferença, dentro e fora, casa e rua, eu e o outro, vida e morte.

Parece caótico? É só um reflexo. "


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVOCAÇÃO PARA O 1º PRÊMIO INTERNACIONAL DE POESIA LUSÓFONA FLORIANO MARTINS 2024

Abertas as inscrições para o Prêmio Internacional de Poesia Lusófona Floriano Martins 2024. Confira a regras a seguir: 1. Poetas de idade legal que residem em qualquer lugar do mundo podem participar, desde que a natureza de seu texto seja em língua portuguesa e inédito em sua totalidade. 2.Os autores interessados podem participar com um texto livre em técnica e tema, com extensão máxima de 50 páginas, em fonte Garamond corpo 12, espaçamento entre linhas de 1,15. 3. Este texto deve ser enviado, como anexo, em formato PDF, para premiopoesiaflorianomartins@gmail.com . O arquivo deverá ser salvo com o pseudônimo e o título do livro, e o tema do e-mail será "Primeiro Prêmio Internacional de Poesia Lusófona Floriano Martins 2024". No mesmo e-mail, em outro arquivo, em formato PDF, deve ser anexado, com as seguintes informações: pseudônimo, título do livro, nome do autor, número de telefone, endereço de e-mail, endereço postal e cópia de um documento oficial que compro

Amazon lança concurso de contos com premiação em dinheiro

A Amazon, maior livraria online do mundo, anunciou o lançamento de mais um concurso literário no Brasil. Depois do tradicional Prêmio Kindle , cujas inscrições estão abertas e pagará R$ 50 mil reais para uma obra de ficção, a gigante do varejo pagará um prêmio de R$ 2.000 para contos de ficção voltados ao juvenil/adolescente. Serão cinco obras selecionadas. Intitulado "Prêmio Conto Inesquecível", o prêmio tem participação da Prime Video e terá como jurados o ator Lázaro Ramos e as escritoras Thalita Rebouças, Bruna Vieira, Babi Dewet e Paula Pimenta. As inscrições para o prêmio poderão ser realizadas até o dia 30 de julho. A cerimônia de premiação acontecerá durante a Bienal do Livro do Rio de Janeiro, que acontece entre os dias 1 e 10 de setembro de 2023. Os escritores selecionados receberão passagem de avião pagas pela organização para poder estar presentes na solenidade. Para participar do prêmio "Conto Inesquecível" é necessário inscrever um

Inscrição Gratuita: VII Concurso Literário Internacional Castro Alves

A Academia Rio-Grandina de Letras anuncia a realização do VII Concurso Literário Internacional Castro Alves. Este concurso tem abrangência global, estando aberto para participação em níveis internacional, nacional e municipal, e será realizado em celebração ao quadragésimo segundo aniversário desta renomada instituição. Tema O tema e forma da escrita são livres. Contudo, solicita-se que os poemas sejam apresentados em uma única página, enquanto os contos não ultrapassem quatro páginas. Regras de Formatação Os trabalhos inscritos devem ser digitados utilizando a fonte "Times New Roman", tamanho 12, espaçamento simples, e devem ser identificados exclusivamente pelo uso de pseudônimos. A identificação real do autor deve ser fornecida através do preenchimento da ficha de inscrição que está anexa ao edital . Requisitos: Idade mínima 18 anos Obra escrita em Português Cada participante pode concorrer com um conto ou uma poesia Inscrições Os interessados devem se inscrever até o dia