Destaque

Concurso Literário 2025 em Homenagem a Dom Pedro II

Imagem
A literatura e a história se unem em uma iniciativa inspiradora da Academia Maçônica de Ciências, Letras e Artes da COMAB (AMCLA). A organização acaba de lançar o Concurso Literário Maçônico 2025, uma celebração do bicentenário do nascimento de Dom Pedro II , com o tema “ O Magnânimo ”. Tema e Objetivo O concurso convida autores e pesquisadores maçons a explorar a trajetória e o impacto do governo de Dom Pedro II. O objetivo é promover o conhecimento e a cultura maçônica no Brasil, incentivando a pesquisa e a expressão artística em torno de uma das figuras mais emblemáticas da história do país. Participantes e Categorias O concurso é exclusivo para maçons regulares das três vertentes reconhecidas no Brasil: a Confederação Maçônica do Brasil (COMAB), o Grande Oriente do Brasil (GOB) e a Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil (CMSB). Os participantes podem concorrer em quatro categorias: Aprendiz , Companheiro , Mestre e Acadêmicos , e os trabalhos podem ser em diversos gêneros...

Inscrições para Prêmio Barueri de Literatura 2023 foram prorrogadas até setembro

Prêmio Barueri de Literatura 2023

O Prêmio Barueri de Literatura 2023 teve a data de inscrição prorrogada até o dia 09/09/2023. Este concurso literário abrange as categorias de Conto, Poesia e Dramaturgia Curta e, inicialmente, aceitaria o envio dos textos até 26/08/2023. Para os escritores interessados em participar, o tema do concurso literário deste ano é "Fraternidade: um olhar sobre o outro" e tem como inspiração o Artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos que ressalta: "...todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade". Em 2023, celebram-se 75 anos da publicação desta Declaração."

A data da divulgação dos vencedores será 14/10/2023. Podem se inscrever autores brasileiros residentes em qualquer região do Brasil. Cada escritor pode participar com apenas um trabalho em cada categoria e os textos precisam ser inéditos.

A premiação de cada modalidade pode chegar a R$ 3.000 e a inscrição é grátis. Haverá premiações distintas para os residentes na cidade de Barueri.  Para mais informações sobre a forma de envio,  formatação e outros detalhes sobre o prêmio literário, é só acessar o edital completo no site da prefeitura de Barueri.

VEJA TAMBÉM

Se você chegou até o blog procurando por concurso literários, já fizemos diversas postagens aqui sobre o assunto. Aproveite para se inspirar neste texto onde falamos do grande Paulo Leminski, que está de aniversário hoje (24/08) e confira esta publicação na qual listamos 3 concursos de poesia. Alguns tem inscrições abertas até o final de agosto, por isso é bom correr para não perder a oportunidade. Aqui também tem uma postagem com informações do concurso Poesia Falada Miau, da editora Costelas Felinas.

CURTA-NOS

Se gostou do conteúdo, não esqueça de Curtir a nossa Página no Facebook e seguir nosso Instagram. Ajude a valorizar a literatura brasileira e os escritores iniciantes ou não. Além disso temos um grupo no WhatsApp com noticias sobre concursos literários. Agora, quiser conhecer outros escritores e discutir literatura em geral, dicas de escrita e compartilhar seus textos, participe do grupo Escrita Livre.

Conheça meus livros "Matilha Urbana de Desvalidos", "Ofertas Imperdíveis" e "a hora de massacrar idílios

Me siga nas redes sociais:

Twitter: https://twitter.com/maxrosa_

Instagram: https://instagram.com/maximilianodarosa

Facebook: https://www.facebook.com/maxrosa.escritor

 

 

Comentários

  1. DELÍRIO, LUCIDEZ, VIDA E QUASE-MORTE DE DORVALINO MENDES
    Sinopse:
    Delírio e caos, momentos de lucidez, tsunami de recordações e muita poesia na dolorosa experiência de quase-morte atravessam as vidas do Autor e do narrador-personagem. Percursos tortuosos, profissões similares e paixão pela vida, pela Literatura e pela via poética se misturam nas histórias do poeta, escritor, ex-professor do Instituto de Letras da UnB, arteterapeuta junguiano, Paulo P Nascentes, e do também poeta, escritor, professor, jornalista, editor de Literatura de grande jornal, Dorvalino Mendes. Entre a vida e a morte, na UTI do Hospital de Clínicas, Dorvalino reescreve sua vida de capítulos desordenados na busca do sentido da vida. Qual o sentido desse Percurso às avessas, isto é obra de cada leitor, de cada leitora na redescoberta de Si mesmo.
    Serviço: Nascentes, Paulo P. Percurso às avessas Dorvalino Semimorre. Guaratinguetá-SP: Penalux, 2021.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Prêmio Literário José Saramago 2024 com inscrições abertas

Abertas as inscrições do 1º Concurso Literário Vila-Labrador

PodLetras Celebra 3 Anos com Concurso de Contos e Oportunidade para Escritores Publicarem Livros