Tabajara Ruas foi anunciado como o patrono da 69ª Feira do Livro de Porto Alegre

Tabajara Ruas

O escritor Tabajara Ruas foi anunciado como o patrono da 69ª Feira do Livro de Porto Alegre, que acontecerá de 27 de outubro a 15 de novembro de 2023, na Praça da Alfândega. Tabajara Ruas é um autor celebrado conhecido por suas obras como "Netto perde sua alma" e "A região submersa", que foram traduzidas para 10 países. Além de seu trabalho literário, ele também dirigiu e escreveu roteiros para filmes notáveis como "Anahy de las Misiones" e "O Tempo e o Vento".

Nascido em Uruguaiana em 1942, Marcelino Tabajara Gutierrez Ruas estudou arquitetura na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e cinema na Escola Superior de Vejle, Dinamarca. Devido ao seu ativismo político durante a ditadura militar, ele viveu exilado entre 1971 e 1981, residindo em países como Uruguai, Chile, Argentina, Dinamarca, São Tomé e Príncipe e Portugal.

Tabajara Ruas recebeu inúmeros prêmios e honrarias ao longo de sua carreira. Ele foi agraciado com a Ordem do Mérito do Judiciário do Trabalho no grau de Comendador; recebeu a Medalha da Vitória do Ministério da Defesa, o Prêmio Erico Verissimo, a Medalha do Mérito Farroupilha, o Troféu Guri e o título de cidadão de Porto Alegre. Em 2020, ele foi agraciado com o Troféu Escritor do Ano pela Academia Rio-Grandense de Letras.

O presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, Maximiliano Ledur, destacou que é uma grande honra reconhecer este autor que é um dos pilares da literatura e cultura brasileiras na Feira do Livro. O evento promete ser uma excelente oportunidade para os leitores conhecerem mais sobre o trabalho de Tabajara Ruas e celebrar suas contribuições para a literatura brasileira.

FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE

A Feira do Livro de Porto Alegre é um dos maiores eventos culturais do sul do Brasil e acontece tradicionalmente entre o final de outubro e meados de novembro na Praça da Alfândega em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. É uma das feiras mais antigas do país, com sua primeira edição ocorrendo em 1955.

O idealizador da Feira do Livro de Porto Alegre foi o jornalista Say Marques, diretor-secretário do Diário de Notícias. Inspirado por uma feira que visitou na Cinelândia no Rio de Janeiro, Marques convenceu livreiros e editores da cidade a participarem do evento. A primeira edição, que começou no dia 16 de novembro de 1955, contava com 14 expositores, sendo as bancas criadas pelos carpinteiros da Livraria e Editora Globo. O objetivo era popularizar o livro, movimentando o mercado e oferecendo descontos atrativos. Na época, as livrarias eram consideradas elitistas. Por esse motivo, o lema dos fundadores da primeira Feira do Livro foi: "Se o povo não vem à livraria, vamos levar a livraria ao povo".

Ao longo dos anos, a Feira do Livro de Porto Alegre evoluiu e cresceu em tamanho e popularidade. Na segunda edição do evento, iniciaram as sessões de autógrafos. Na terceira, passaram a ser vendidas coleções pelo sistema de crediário¹. Nos anos 70, a Feira assumiu o status de evento popular, com o início da programação cultural. A partir de 1980, foi admitida a venda de livros usados. Foi nos anos 90 que a Feira ampliou-se, obrigando aos seus visitantes algumas voltas a mais, com um número maior de barracas e usos de novos espaços, incorporando a suas atividades encontros com autores, além dos tradicionais autógrafos.

Hoje em dia, a Feira do Livro de Porto Alegre é um evento cultural importante que atrai milhares de visitantes todos os anos. É uma ótima oportunidade para os amantes da literatura conhecerem novos autores e descobrirem novos livros.

Por Maximiliano da Rosa

Meus novos livros "Ofertas Imperdíveis" e "a hora e massacrar idílios" já estão à venda. Siga-me no Instagram: https://instagram.com/maximilianodarosa e Facebook: https://www.facebook.com/maxrosa.escritor
Sou escritor, poeta, blogueiro e desenvolvedor de aplicativos móveis.