Pular para o conteúdo principal

Quantos desses 20 livros nacionais você já leu?

Quantos desses 20 livros nacionais você já leu?

Hoje, 23 de abril, celebra-se o Dia Mundial do Livro. A UNESCO estabeleceu esta data em homenagem aos escritores Miguel de Cervantes e William Shakespeare, que faleceram em 23 de abril de 1616, dois dos mais ilustres nomes da literatura mundial.

A data é significativa, lembrando-nos que, mesmo em tempos desafiadores, a literatura persiste além do conteúdo superficial e efêmero das redes sociais. Ela também resiste aos ataques de censura e violência perpetrados por ideologias extremistas.

Contudo, a literatura no Brasil enfrenta uma crise. Apesar de um acervo literário vasto e rico, com autores renomados como Machado de Assis, Clarice Lispector, Guimarães Rosa, Graciliano Ramos, Jorge Amado, Erico Verissimo, Moacyr Scliar e Mario Quintana, a leitura no país está em declínio. Faço um apelo para que os governantes implementem políticas de incentivo à leitura e ao surgimento de novos escritores.

Neste dia especial, compilo uma lista para enaltecer a literatura brasileira. Devido à sua vasta extensão territorial, o Brasil apresenta uma grande diversidade de estilos literários, abrangendo romance histórico, policial, terror, infantil, poesia, entre outros. Não faltam grandes escritores no país. Além disso, os temas dos livros, escritos ao longo de séculos, variam e oferecem um panorama histórico, refletindo as questões sociais e políticas.

É importante destacar que a lista a seguir é baseada unicamente em minha opinião pessoal como leitor, sem o auxílio de inteligência artificial. Os autores mencionados não estão listados por ordem de relevância; selecionei aqueles que considero de certa importância para suas respectivas épocas. Busquei incluir desde clássicos até obras modernistas, regionais e contemporâneas. Espero que apreciem.

E antes de continuar, me ajude me seguindo no Instagram.

Quantos desses grandes livros escritos por autores nacionais você já leu?

1. O Tempo e o Vento (Erico Verissimo)
2. Dom Casmurro (Machado de Assis)
3. Tieta do Agreste (Jorge Amado)
4. O Centauro no Jardim (Moacyr Scliar)
5. Caminhando na Chuva (Charles Kiefer)
6. O Guarani (José de Alencar)
7. Meu pé de laranja lima (José Mauro de Vasconcelos)
8. As Meninas (Lígia Fagundes Telles)
9. Vidas Secas (Graciliano Ramos)
10. O Cortiço (Aluísio de Azevedo)
11. Videiras de Cristal (Luis A. Assis Brasil)
12. O Quinze (Raquel de Queiroz)
13. Grande Sertão: Veredas (Guimarães Rosa)
14. Macunaíma (Mário de Andrade)
15. Os Ratos (Dionélio Machado)
16. Quarto de Despejo (Maria Carolina de Jesus)
17. Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis)
19. Barba Ensopada de Sangue (Daniel Galera)
20. A Hora da Estrela (Clarice Lispector)

Ah, caso queira ler alguns dos livros acima e a grana esteja curta para comparar livros físicos, que tal ler ebooks. Confira o app da Biblion, que permite ler mais de milhares livros de GRAÇA. Vela muito à pena se inscrever.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVOCAÇÃO PARA O 1º PRÊMIO INTERNACIONAL DE POESIA LUSÓFONA FLORIANO MARTINS 2024

Abertas as inscrições para o Prêmio Internacional de Poesia Lusófona Floriano Martins 2024. Confira a regras a seguir: 1. Poetas de idade legal que residem em qualquer lugar do mundo podem participar, desde que a natureza de seu texto seja em língua portuguesa e inédito em sua totalidade. 2.Os autores interessados podem participar com um texto livre em técnica e tema, com extensão máxima de 50 páginas, em fonte Garamond corpo 12, espaçamento entre linhas de 1,15. 3. Este texto deve ser enviado, como anexo, em formato PDF, para premiopoesiaflorianomartins@gmail.com . O arquivo deverá ser salvo com o pseudônimo e o título do livro, e o tema do e-mail será "Primeiro Prêmio Internacional de Poesia Lusófona Floriano Martins 2024". No mesmo e-mail, em outro arquivo, em formato PDF, deve ser anexado, com as seguintes informações: pseudônimo, título do livro, nome do autor, número de telefone, endereço de e-mail, endereço postal e cópia de um documento oficial que compro

Inscrição Gratuita: VII Concurso Literário Internacional Castro Alves

A Academia Rio-Grandina de Letras anuncia a realização do VII Concurso Literário Internacional Castro Alves. Este concurso tem abrangência global, estando aberto para participação em níveis internacional, nacional e municipal, e será realizado em celebração ao quadragésimo segundo aniversário desta renomada instituição. Tema O tema e forma da escrita são livres. Contudo, solicita-se que os poemas sejam apresentados em uma única página, enquanto os contos não ultrapassem quatro páginas. Regras de Formatação Os trabalhos inscritos devem ser digitados utilizando a fonte "Times New Roman", tamanho 12, espaçamento simples, e devem ser identificados exclusivamente pelo uso de pseudônimos. A identificação real do autor deve ser fornecida através do preenchimento da ficha de inscrição que está anexa ao edital . Requisitos: Idade mínima 18 anos Obra escrita em Português Cada participante pode concorrer com um conto ou uma poesia Inscrições Os interessados devem se inscrever até o dia

Amazon lança concurso de contos com premiação em dinheiro

A Amazon, maior livraria online do mundo, anunciou o lançamento de mais um concurso literário no Brasil. Depois do tradicional Prêmio Kindle , cujas inscrições estão abertas e pagará R$ 50 mil reais para uma obra de ficção, a gigante do varejo pagará um prêmio de R$ 2.000 para contos de ficção voltados ao juvenil/adolescente. Serão cinco obras selecionadas. Intitulado "Prêmio Conto Inesquecível", o prêmio tem participação da Prime Video e terá como jurados o ator Lázaro Ramos e as escritoras Thalita Rebouças, Bruna Vieira, Babi Dewet e Paula Pimenta. As inscrições para o prêmio poderão ser realizadas até o dia 30 de julho. A cerimônia de premiação acontecerá durante a Bienal do Livro do Rio de Janeiro, que acontece entre os dias 1 e 10 de setembro de 2023. Os escritores selecionados receberão passagem de avião pagas pela organização para poder estar presentes na solenidade. Para participar do prêmio "Conto Inesquecível" é necessário inscrever um