Quantos desses 20 livros nacionais você já leu?

Quantos desses grandes livros escritos por autores nacionais você já leu?
Quantos desses 20 livros nacionais você já leu?

Hoje, 23 de abril, celebra-se o Dia Mundial do Livro. A UNESCO estabeleceu esta data em homenagem aos escritores Miguel de Cervantes e William Shakespeare, que faleceram em 23 de abril de 1616, dois dos mais ilustres nomes da literatura mundial.

A data é significativa, lembrando-nos que, mesmo em tempos desafiadores, a literatura persiste além do conteúdo superficial e efêmero das redes sociais. Ela também resiste aos ataques de censura e violência perpetrados por ideologias extremistas.

Contudo, a literatura no Brasil enfrenta uma crise. Apesar de um acervo literário vasto e rico, com autores renomados como Machado de Assis, Clarice Lispector, Guimarães Rosa, Graciliano Ramos, Jorge Amado, Erico Verissimo, Moacyr Scliar e Mario Quintana, a leitura no país está em declínio. Faço um apelo para que os governantes implementem políticas de incentivo à leitura e ao surgimento de novos escritores.

Neste dia especial, compilo uma lista para enaltecer a literatura brasileira. Devido à sua vasta extensão territorial, o Brasil apresenta uma grande diversidade de estilos literários, abrangendo romance histórico, policial, terror, infantil, poesia, entre outros. Não faltam grandes escritores no país. Além disso, os temas dos livros, escritos ao longo de séculos, variam e oferecem um panorama histórico, refletindo as questões sociais e políticas.

É importante destacar que a lista a seguir é baseada unicamente em minha opinião pessoal como leitor, sem o auxílio de inteligência artificial. Os autores mencionados não estão listados por ordem de relevância; selecionei aqueles que considero de certa importância para suas respectivas épocas. Busquei incluir desde clássicos até obras modernistas, regionais e contemporâneas. Espero que apreciem.

E antes de continuar, me ajude me seguindo no Instagram.

Quantos desses grandes livros escritos por autores nacionais você já leu?

1. O Tempo e o Vento (Erico Verissimo)
2. Dom Casmurro (Machado de Assis)
3. Tieta do Agreste (Jorge Amado)
4. O Centauro no Jardim (Moacyr Scliar)
5. Caminhando na Chuva (Charles Kiefer)
6. O Guarani (José de Alencar)
7. Meu pé de laranja lima (José Mauro de Vasconcelos)
8. As Meninas (Lígia Fagundes Telles)
9. Vidas Secas (Graciliano Ramos)
10. O Cortiço (Aluísio de Azevedo)
11. Videiras de Cristal (Luis A. Assis Brasil)
12. O Quinze (Raquel de Queiroz)
13. Grande Sertão: Veredas (Guimarães Rosa)
14. Macunaíma (Mário de Andrade)
15. Os Ratos (Dionélio Machado)
16. Quarto de Despejo (Maria Carolina de Jesus)
17. Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis)
19. Barba Ensopada de Sangue (Daniel Galera)
20. A Hora da Estrela (Clarice Lispector)

Ah, caso queira ler alguns dos livros acima e a grana esteja curta para comparar livros físicos, que tal ler ebooks. Confira o app da Biblion, que permite ler mais de milhares livros de GRAÇA. Vela muito à pena se inscrever.

Vale ressaltar que a lista de livros acima é bem pessoal. A literatura brasileira é incrível, e há muitos autores e livros ótimos. Quem não valoriza esses escritores não sabe o que está perdendo. 

Sou escritor, poeta, blogueiro e desenvolvedor de aplicativos móveis.