Pular para o conteúdo principal

A poesia transcendental, transcarnavalesca e original de Everton Cidade

COHAB GOYA

Acaba de ser publicado pela editora Folheando, do Pará, o novo livro do poeta e músico Everton Cidade. A coletânea de poemas intitula-se Cohab Goya e encontra-se atualmente em pré-venda.

Veja também

Escritores do vale do Sinos lançam novos livros

O título faz alusão à Cohab-Feitoria, bairro de São Leopoldo onde o autor viveu (e este que vos escreve) maior parte da sua vida. A periferia, porém, não é meramente um adereço, ela está impregnada na linguagem, na verve. Em forma às vezes cifrada, às vezes escancarada, o vocalista da banda Santo Suzuki, destrincha o cotidiano de um poeta maldito.

Sua escrita tem certa rispidez e crueza. Para os desavisados, ler a poesia marginal, lo-fi do Cidade é como pisar em espinhos, descalço. O sangramento é quase inevitável. Em compensação os seus leitores certamente gostarão de sentir essa dor.

A poesia transcendental, transcarnavalesca e original do poeta leopoldense vai além, e é uma punhalada certeira no coração da literatura banal, acostumada a lirismos fáceis, a metáfora arcaicas. É um soco na boca do estômago dos puritanos adeptos de versinhos de amor. Mais: Cohab Goya é um chega para lá na linha de montagem comercial literária, acostumada a produzir livros engessados que visam o lucro acima da arte.

Se a poesia fosse uma igreja, Bukowski, Whitman, Ginsberg, Blake, Leminski seriam seus profetas. Cidade, por sua vez, certamente é candidato a beato. Basta que não caia na tentação do sentimentalismo e um dia poderá ser santo.

Para quem quiser saber mais sobre a sua poesia, ele produziu em 2020 uma série de vídeos chamado PALIATIVOS PSÍQUICOS. São 10 videopoesias produzidas por ele (poesia e voz) e Ícaro Estivalet (som e imagem) com auxílio do edital emergencial para cultura do município de São Leopoldo/RS.

Os vídeos com os poemas podem ser encontrados no Canal Freak Sound: https://www.youtube.com/channel/UC2NctHO0b1X976Tlh2F5EfA

Abaixo 3 poemas de Everton Cidade extraídos do livro Cohab Goya:

2/.

Uma diáspora

Uma

Em pobreza

Que nos adora

Em fraqueza

Nos acavalou

Com a gentileza

De uma espora

Nessas casas feitas à faca

Nesses prédios onde cama é maca

Fomos realeza por uma hora

Mas a tragédia

Nos namora.


...

 

14/.

Proezas

Pra catar

Beleza alheia

Ouvindo rock ruim

Achando bom

Era o que tínhamos

E com uma cachacinha

Era bom assim

Fins de semana

De santa ceia

Pra maldizer

Em amor quem nos chateia

...

 

1/.

Cohab, que tão pouco

Se sabe os segredos

Fui serpente desde cedo

Fui o louco, a mãe do medo

O menino afiando os dedos

Roubando carros

Com dor de dente

Trampando

Onde meu pai era gerente

Filho de loba mamando

Tetas das gentes

Que a tristeza segue

Bancando

Como cabelos

Presos num pente.

 

Sobre

Everton Luiz Cidade é músico e escritor, natural de São Leopoldo/RS. Publicou os livros Santo Pó/p (MAKBO Editora), QuiÓ (oVo e GoDie), Bonde Transmutóide (Vibe Tronxa Comix) e ApareCida (Meu Santo Vendedor). Escreve nos blogs das rádios Armazém e Rockpedia e nos jornais No Palco e Seguinte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVOCAÇÃO PARA O 1º PRÊMIO INTERNACIONAL DE POESIA LUSÓFONA FLORIANO MARTINS 2024

Abertas as inscrições para o Prêmio Internacional de Poesia Lusófona Floriano Martins 2024. Confira a regras a seguir: 1. Poetas de idade legal que residem em qualquer lugar do mundo podem participar, desde que a natureza de seu texto seja em língua portuguesa e inédito em sua totalidade. 2.Os autores interessados podem participar com um texto livre em técnica e tema, com extensão máxima de 50 páginas, em fonte Garamond corpo 12, espaçamento entre linhas de 1,15. 3. Este texto deve ser enviado, como anexo, em formato PDF, para premiopoesiaflorianomartins@gmail.com . O arquivo deverá ser salvo com o pseudônimo e o título do livro, e o tema do e-mail será "Primeiro Prêmio Internacional de Poesia Lusófona Floriano Martins 2024". No mesmo e-mail, em outro arquivo, em formato PDF, deve ser anexado, com as seguintes informações: pseudônimo, título do livro, nome do autor, número de telefone, endereço de e-mail, endereço postal e cópia de um documento oficial que compro

Inscrição Gratuita: VII Concurso Literário Internacional Castro Alves

A Academia Rio-Grandina de Letras anuncia a realização do VII Concurso Literário Internacional Castro Alves. Este concurso tem abrangência global, estando aberto para participação em níveis internacional, nacional e municipal, e será realizado em celebração ao quadragésimo segundo aniversário desta renomada instituição. Tema O tema e forma da escrita são livres. Contudo, solicita-se que os poemas sejam apresentados em uma única página, enquanto os contos não ultrapassem quatro páginas. Regras de Formatação Os trabalhos inscritos devem ser digitados utilizando a fonte "Times New Roman", tamanho 12, espaçamento simples, e devem ser identificados exclusivamente pelo uso de pseudônimos. A identificação real do autor deve ser fornecida através do preenchimento da ficha de inscrição que está anexa ao edital . Requisitos: Idade mínima 18 anos Obra escrita em Português Cada participante pode concorrer com um conto ou uma poesia Inscrições Os interessados devem se inscrever até o dia

Amazon lança concurso de contos com premiação em dinheiro

A Amazon, maior livraria online do mundo, anunciou o lançamento de mais um concurso literário no Brasil. Depois do tradicional Prêmio Kindle , cujas inscrições estão abertas e pagará R$ 50 mil reais para uma obra de ficção, a gigante do varejo pagará um prêmio de R$ 2.000 para contos de ficção voltados ao juvenil/adolescente. Serão cinco obras selecionadas. Intitulado "Prêmio Conto Inesquecível", o prêmio tem participação da Prime Video e terá como jurados o ator Lázaro Ramos e as escritoras Thalita Rebouças, Bruna Vieira, Babi Dewet e Paula Pimenta. As inscrições para o prêmio poderão ser realizadas até o dia 30 de julho. A cerimônia de premiação acontecerá durante a Bienal do Livro do Rio de Janeiro, que acontece entre os dias 1 e 10 de setembro de 2023. Os escritores selecionados receberão passagem de avião pagas pela organização para poder estar presentes na solenidade. Para participar do prêmio "Conto Inesquecível" é necessário inscrever um