Destaque

Prêmio Carioca de Contos 2025: Chance Imperdível para Novos Autores

Imagem
Atenção, escritores e escritoras da Cidade Maravilhosa ! Estão abertas as inscrições para o Prêmio Carioca de Contos 2025 , uma iniciativa cultural focada em descobrir e capacitar novas vozes da literatura . O objetivo do prêmio é selecionar 20 textos literários na modalidade conto. Os autores selecionados serão premiados com um valioso pacote de formação e qualificação, incluindo cursos, palestras e mentorias. É importante notar que a convocatória não envolve sorteio nem premiação em dinheiro, focando inteiramente no desenvolvimento dos autores. As atividades de formação ocorrerão online, através da plataforma do concurso, durante o primeiro semestre de 2026. Quem Pode se Inscrever? Este prêmio é focado em revelar novos talentos. Para participar, os candidatos devem atender aos seguintes critérios:  * Ser residente na cidade do Rio de Janeiro.  * Ter a partir de 18 anos de idade.  * Não estar inserido(a) como autor(a) no mercado editorial literário brasileiro . > O q...

A literatura gaúcha de luto por uma importante perda

escritor Doralino Souza

A literatura no Brasil não tem muitos leitores. Não tem muitos incentivadores. Se escrever, publicar e divulgar fosse uma guerra, a batalha não seria marcada por grandes batalhas. Mas, por pequenas guerrilhas. Contra as proibições sumárias de livros por conta de ideologias políticas, censura de determinados autores baseadas em preconceitos.

Ainda que seja uma metáfora falha para falar do assunto, é o que me vem à cabeça agora. Perdemos um grande soldado. Um lutador. 

Fiquei chocado com a notícia. No dia 11 de junho fiquei sabendo pelas redes sociais da morte do escritor e jornalista Doralino Souza da Rosa aos 54 anos. Não o conheci pessoalmente, mas tive a honra de participar algumas vezes do seu grande projeto: a revista literária Paranhana Literário. Lançada bimestralmente, a publicação abriu espaço para escritores não só da região do Vale do Paranhana, mas de todo o brasil e até do exterior. Alguns dos nomes já publicados por lá (em ordem aleatória de nome e importância: Lilian Rocha, Elenilto Saldanha Damasceno, Maria Alice Bragança, Everton Cidade, Cristiano Fretta, Andreia Scheffer, Adeli Sell, Maximiliano da Rosa, Lúcio Cardoso, entre outros

Participe do Grupo "Concursos Literários" no WhatsApp. Clique aqui para entrar e SIGA-NOS no Instagram e Facebook

Por uma dessas coincidências da vida, Doralino tinha o mesmo sobrenome que o meu e era natural da região de onde minha família tem origem.

Incentivador das artes, da cultura, ele atuava na região do Paranhana. Para quem não conhece, a região compreende várias cidades banhadas pelo rio de mesmo nome como Taquara, Igrejinha, Rolante, Parobé, entre outras.

Há pouco mais de um ano Doralino Souza lançava o livro "enquanto espero o troco do café", uma coleção de mirocontos e minicontos publicada pela editora Bestiário. seus outros livros são: Dentes no copo de uísque (2019), O cânion de dentro (2016) e Anjos Também Usam Boné (2014). Ele também participou de diversas antologias.

Enfim, foi mais uma grande perda para a literatura gaúcha, e só podemos lamentar e desejar muita força para a família do Doralino neste momento tão difícil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prêmio Literário José Saramago 2024 com inscrições abertas

5 mil Euros: Excelente Oportunidade para Escritores de Língua Portuguesa

PodLetras Celebra 3 Anos com Concurso de Contos e Oportunidade para Escritores Publicarem Livros