Prêmio Carioca de Contos 2025: Chance Imperdível para Novos Autores
Ali estava. O livro. O livro que continha as mágicas de rodapé. Quanto tempo estive obcecado por ele! Agora, esperar o horário de almoço para ter com ele.
Trabalho tranquilo o meu.
Loja de brinquedos. Num shopping. Sou poeta. E essa é minha primeira publicação numa coletânea. Foi entregue aqui na loja mesmo. Disfarcei a entrega. Explicar que sou poeta para meus colegas é complicado. Não sou Mário Quintana. Daí fica difícil de captar a ideia.
Tenho 20 anos. Escrevo desde que meu pai morreu, num assalto. Mãos pro alto em socorro! Eu queria ter me tornado o Batman. O vingador. O justiceiro mascarado. Matando de susto a chinelagem. Vestido de morcego nesse calor infernal que faz em Porto Alegre no verão. Não dá. E é caro, mano, treinar.
Achar utilidades pro cinto de utilidades. Uma guaiaca de utilidades. Mas fui abençoado com a verve de poeta. Versinhos pra mãe batalhadora.
Versinhos pra Ritinha, da carteira ao lado na quinta série.
Até num concurso de melhor poema escolar eu entrei.
Perdi.
O prêmio era um Fusca. Foi logo que meu pai morreu. Eu queria ganhar o Fusca para vender, dar para minha mãe vender, para pagar as dívidas. Perdi.
Chorei chuvarada.
Olhei pra Dona Elaine, minha mãe, e chorei de vergonha. Nem o sorriso dela e a voz dela dizendo que tudo bem me acalmaram.
Foi um fracasso que dói até hoje.
Mas deixe estar.
Cachorrada!
Agora tô aqui na coletânea do Grupo Literário Lendo Lindo! Nesse livrinho de capa amarela.
Hora do almoço! 15 minutos. Vou pro banheiro do shopping. Entro na cabine e tiro o livro do plástico.
Começo pelo fim.
Meu nome é Zonas, sacou?
Tá ali: "Queda D'água" por Zonas Santos.
Que emoção! Misto de orgulho desenfreado e constrangimento bagunçado.
Agora foi.
Sou oficialmente poeta. Publicado.
Será que vão curtir?
Será que vão comprar?
Eu leio,
Eu leio,
Eu leio,
Eu leio,
Eu leio,
Até não mais gostar do poema e ficar triste.
Assim sou eu.
Zonas Santos, o bardo biônico.
Everton Cidade é músico e escritor.
Tem 5 livros publicados.
O mais recente é COHAB GOYA (Editora Folheando) e está em campanha de pré-venda de seu livro Poemas Neon pela Taup. Clique no link a seguir para conferir e apoiar: https://benfeitoria.com/projeto/poemasneondeevertoncidade
Participe do Grupo "Concursos Literários" no WhatsApp. Clique aqui para entrar e SIGA-NOS no Instagram e Facebook. Você também pode se inscrever em nosso boletim informativo "Concursos Literários e Literatura" no Substack e ficar por dentro de novidades sobre o assunto. As atualizações são entregues direto na caixa de entrada do seu email.
Se você gostou do conteúdo blog, deixe um comentário. Tem algum sugestão de conteúdo sobre literatura? É um escritor e gostaria de divulgar seu livro ou evento no blog "Escrevendo sobre Livros"? Fale com a gente. É grátis.
LIVRARIA CRISTÃ
Se você procura livros baratos, incluindo clássicos da literatura brasileira e internacional, eu indico a Livraria Cristã.
Comentários
Postar um comentário