Destaque

Prêmio Carioca de Contos 2025: Chance Imperdível para Novos Autores

Imagem
Atenção, escritores e escritoras da Cidade Maravilhosa ! Estão abertas as inscrições para o Prêmio Carioca de Contos 2025 , uma iniciativa cultural focada em descobrir e capacitar novas vozes da literatura . O objetivo do prêmio é selecionar 20 textos literários na modalidade conto. Os autores selecionados serão premiados com um valioso pacote de formação e qualificação, incluindo cursos, palestras e mentorias. É importante notar que a convocatória não envolve sorteio nem premiação em dinheiro, focando inteiramente no desenvolvimento dos autores. As atividades de formação ocorrerão online, através da plataforma do concurso, durante o primeiro semestre de 2026. Quem Pode se Inscrever? Este prêmio é focado em revelar novos talentos. Para participar, os candidatos devem atender aos seguintes critérios:  * Ser residente na cidade do Rio de Janeiro.  * Ter a partir de 18 anos de idade.  * Não estar inserido(a) como autor(a) no mercado editorial literário brasileiro . > O q...

Escrever como Escritor

Por Everton Cidade

Escrevo como posso. Sou escritor de anotações. Tenho bloquinhos comigo sempre. E uso o celular também. Já tentei aquela máxima de escrever todo dia como um trabalho comum. Ou tantas páginas por dia. Para mim não funciona. Talvez pra você. Cada um escreve no método que melhor lhe apraz.

Meu método nem método é. É um estilo de vida. Para mim não é caótico. É simples. Escrever é uma atuação. Gosto que não pareça trabalho. Acho mesmo um assunto chato falar sobre o que é a escrita para mim. Me constrange. É o íntimo inexprimível. E nem tudo que escrevo importa. Não perderia um livro por ter que mudar algo no texto. Sou arrogante o suficiente para achar que farei melhor ainda mudando. Se parece que sou leviano com minha escrita : sou mesmo. Uso aliterações e erros como ferramentas. Amo o nonsense perverso. Só me ressinto por ser hermético demais às vezes.

Quero alcançar todas gentes. Mas nem me esforço tanto. Sou Macunaíma mas nem gosto de Mário de Andrade. Acho Oswaldo de Andrade um burguês decadente e chegado num plágio e o acho um gênio.

Gostaria de escrever bem como o editor do Escrevendo Sobre Livros, Maximiliano da Rosa. Admiro Max desde a adolescência quando começamos. Me falta ímpeto e talento para isso. Mas tô de bem com o que faço. Não gosto do simbolismo do Vinícius de Moraes mas sua imagem como poetinha me agrada.

Não sou um erudito.

Sou um um poetinha maldito mal dito por mim mesmo.

Sobre o autor

Everton Cidade é músico e escritor. Se gostou, leia aqui outro texto do autor.

Tem 5 livros publicados. 

O mais recente é COHAB GOYA (Editora Folheando) e está em campanha de pré-venda de seu livro Poemas Neon pela Taup. Clique no link a seguir para conferir e apoiar: https://benfeitoria.com/projeto/poemasneondeevertoncidade

Gostou do conteúdo?

Se você gostou do conteúdo blog, deixe um comentário. Tem algum sugestão de conteúdo sobre literatura? É um escritor e gostaria de divulgar seu livro ou evento no blog "Escrevendo sobre Livros"? Fale com a gente. É grátis.

LIVRARIA CRISTÃ

Se você procura livros baratos, incluindo clássicos da literatura brasileira e internacional, eu indico a Livraria Cristã.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prêmio Literário José Saramago 2024 com inscrições abertas

5 mil Euros: Excelente Oportunidade para Escritores de Língua Portuguesa

PodLetras Celebra 3 Anos com Concurso de Contos e Oportunidade para Escritores Publicarem Livros