Mia Couto vence o Prêmio FIL de Literatura 2024
Na última segunda-feira (2), Mia Couto foi consagrado com o Prêmio FIL de Literatura em Línguas Românicas de 2024, em um evento realizado em Guadalajara, México. Após deliberações cuidadosas, o júri chegou a um consenso para homenagear o escritor moçambicano com o prêmio.
Com uma carreira literária prolífica, Mia Couto tem em seu repertório mais de trinta obras, que transitam entre a prosa e a poesia. Seu aclamado romance "Terra Sonâmbula" foi eleito como um dos melhores livros africanos do século XX.
O autor foi laureado com diversos prêmios de prestígio, incluindo o Prêmio Camões em 2013 — o mais significativo para a língua portuguesa —, o Neustadt International Prize em 2014 e ainda foi finalista do Man Booker International Prize em 2015.
Participe do Grupo "Concursos Literários" no WhatsApp. Clique aqui para entrar e SIGA-NOS no Instagram e Facebook
Mia Couto, cujo nome completo é António Emílio Leite Couto, nasceu em 5 de julho de 1955, na cidade da Beira, Moçambique. Ele é um renomado escritor e biólogo moçambicano, conhecido por suas obras que misturam realismo animista e ficção histórica¹.
Biografia
Mia Couto começou a publicar poemas aos 14 anos no jornal "Notícias da Beira"¹. Ele se mudou para Maputo em 1971 para estudar medicina, mas abandonou o curso para se dedicar ao jornalismo após a independência de Moçambique¹. Trabalhou em vários jornais e revistas, incluindo a "Tribuna" e a "Tempo"¹.
Obras
Mia Couto é autor de uma vasta obra literária que inclui poesia, contos, crônicas e romances. Alguns de seus livros mais conhecidos são:
- Terra Sonâmbula (1992): Considerado um dos melhores livros africanos do século XX.
- O Último Voo do Flamingo (2000)
- O Outro Pé da Sereia (2006)
- Venenos de Deus, Remédios do Diabo (2008)
- Jerusalém (2009), publicado no Brasil como Antes de Nascer o Mundo.
Prêmios e Reconhecimentos
Mia Couto recebeu diversos prêmios literários, incluindo:
- Prêmio Camões (2013)
- Prêmio Neustadt International Prize for Literature (2014), considerado o "Nobel Americano".
Estilo Literário
O estilo de Mia Couto é marcado pela recriação da língua portuguesa com influências moçambicanas, utilizando o léxico de várias regiões do país¹. Suas obras frequentemente abordam temas sociais e políticos, valorizando as tradições e a cultura de Moçambique.
Participar da conversa