Destaque

Prêmio Carioca de Contos 2025: Chance Imperdível para Novos Autores

Imagem
Atenção, escritores e escritoras da Cidade Maravilhosa ! Estão abertas as inscrições para o Prêmio Carioca de Contos 2025 , uma iniciativa cultural focada em descobrir e capacitar novas vozes da literatura . O objetivo do prêmio é selecionar 20 textos literários na modalidade conto. Os autores selecionados serão premiados com um valioso pacote de formação e qualificação, incluindo cursos, palestras e mentorias. É importante notar que a convocatória não envolve sorteio nem premiação em dinheiro, focando inteiramente no desenvolvimento dos autores. As atividades de formação ocorrerão online, através da plataforma do concurso, durante o primeiro semestre de 2026. Quem Pode se Inscrever? Este prêmio é focado em revelar novos talentos. Para participar, os candidatos devem atender aos seguintes critérios:  * Ser residente na cidade do Rio de Janeiro.  * Ter a partir de 18 anos de idade.  * Não estar inserido(a) como autor(a) no mercado editorial literário brasileiro . > O q...

O que Realmente Importa?

Alguns dizem que a literatura é maior que a vida.

Por Everton Cidade

Literatura importa? Realmente importa perante a vida?

Alguns dizem que a literatura é maior que a vida.

Exagero que me parece algo dito por algum esnobe intelectual ou um escritor que deu com as publicações n'água. Ou ainda algum slogan de editora. Como slogan é ótimo .

Propaganda é alma do negócio. Mas não é a calma do negócio. Diariamente são lançados tantos livros que não conseguimos acompanhar. Mesmo de amigos. Tantos tem tanto a dizer? Creio que não. Mas nem esse é o ponto aqui. Publicar é um direito. Sou fanzineiro, oras!

Mas a literatura me parece cada vez menos importante Parece um exercício de possibilidades. Um exercício de exibicionismo intelectual mais que uma necessidade de fazer arte ou comunicar. É o se ver em um livro.

Mas estou sendo ranzinza. A literatura não é mais importante que o dia a dia ou um emprego ou o próprio bem estar. Literatura não tem que ter uma importância beatifica. Adoro livros em supermercado. (Cada vez temos menos). Farmácias, óticas.

Livro é produto e como tal deve ser vendido junto de badulaques e coisas úteis. A literatura não é mais importante que a vida. Mas é importante que esteja nela.

Em bilhetes de amor. Em listas de compras. Em um semáforo. Em placas de vendo compro ouro. Os seres desse mundo importam. A literatura importa como veículo de comunicação desse mundo. Mas deve ser útil como o plástico.

Sobre o autor

Everton Cidade é músico e escritor.

Tem 5 livros publicados. 

O mais recente é COHAB GOYA (Editora Folheando) e está em campanha de pré-venda de seu livro Poemas Neon pela Taup. Clique no link a seguir para conferir e apoiar: https://benfeitoria.com/projeto/poemasneondeevertoncidade

Participe do Grupo "Concursos Literários" no WhatsApp. Clique aqui para entrar e SIGA-NOS no Instagram e Facebook. Você também pode se inscrever em nosso boletim informativo "Concursos Literários e Literatura" no Substack e ficar por dentro de novidades sobre o assunto. As atualizações são entregues direto na caixa de entrada do seu email.

Gostou do conteúdo?

Se você gostou do conteúdo blog, deixe um comentário. Tem algum sugestão de conteúdo sobre literatura? É um escritor e gostaria de divulgar seu livro ou evento no blog "Escrevendo sobre Livros"? Fale com a gente. É grátis.

LIVRARIA CRISTÃ

Se você procura livros baratos, incluindo clássicos da literatura brasileira e internacional, eu indico a Livraria Cristã.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 mil Euros: Excelente Oportunidade para Escritores de Língua Portuguesa

Prêmio Literário José Saramago 2024 com inscrições abertas

PodLetras Celebra 3 Anos com Concurso de Contos e Oportunidade para Escritores Publicarem Livros