Como lucrar e viver da escrita
Um dos grandes dilemas de todo artista é como ganhar dinheiro e sobreviver da sua arte. Ao longo da história, diversos grandes nomes passaram por dificuldades para vender seus trabalhos. Alguns são famosos por não ter vendido uma única obra em vida. É o exemplo de Van Gogh e Johannes Vermeer. Ambos morreram pobre e não praticamente não venderam um única obra em vida. Falando especificamente de escritores, a situação não é muito diferente.
Ainda que muitos autores tenham ficado ricos com suas obras, caso de J. K. Rowling, John Green, Stephen King, E. L. James, Paulo Coelho e Dan Brown, entre outros, a maioria viveu (ou ainda vive) sua vida em situação de penúria e abandono. Mesmo diante do sucesso, o rol de nomes da literatura que morreram pobres é bem extensa. podemos citar Leon Tolstói, Edgar Alan Poe, Jack Kerouac, Herman Melville, H. P, Lovecraft e Oscar Wilde. É possível incluir nessa galeria diversos escritores brasileiros: Mario Quintana, Carolina Maria de Jesus, Lima Barreto e Luiz de Miranda.
Enfim, essas são apenas alguns exemplos.
Apesar da arte ser uma atividade incerta, atualmente os artistas tem à sua disposição inúmeras ferramentas para divulgar seu trabalho e vender seus trabalhos como quadros, livros e outros tipos de obra.
A internet foi uma verdadeira revolução, pois democratizou o acesso à cultura. A grande rede de computadores aproximou escritores e leitores, facilitou a escrita, publicação, divulgação (marketing) e a venda. As possibilidades são ilimitadas.
Ainda que existam grandes gravadoras e grandes editoras de livros, por exemplo, a verdade é que possível a qualquer um vídeo, música ou publicar um ebook gastando pouco dinheiro. Muitas vezes basta ter um computador e um celular de boa qualidade.
Ser um escritor, músico ou cineasta independente nunca foi tão fácil. A não ser que você viva numa caverna longe da civilização, tem ao ser dispor inúmeras ferramentas tecnológicas para mostrar o mundo o seu talento. Vamos ver alguns exemplos a seguir. Apenas perceba que embora eu tenha mencionado outros tipos de arte nos parágrafos anteriores, o foco aqui no blog é a literatura, logo a intenção desta postagem é dar dicas sobre como escritores podem lucrar e, quem sabe, viver da escrita.
1. Participar de concursos literários
Mesmo antes de escrever seu próprio livro, um escritor pode estar apto a participar de concurso literários. Todos os anos acontecem diversos no Brasil todo e até no exterior. Os prêmios variam e vão desde troféus, diplomas e publicação até bons incentivos em dinheiro. Além disso os certames também são ótimas maneiras para ficar conhecido no mercado literário. Airton Souza e Vanessa Passos são dois exemplos de escritores que se tornaram conhecidos nacionalmente depois de vencer importantes prêmio literários. Ele, ganhou o Prêmio Sesc de Literatura; ela, o Prêmio Kindle. Nesta postagem a poeta Yara Fers cita diversas vantagens de se concorrer em concursos.
2. Escrever para um blog, site ou jornal
Viver da escrita, principalmente no Brasil não é tarefa das mais fáceis. Muitos escritores tem uma profissão principal. É dela que tiram o sustento. Moacyr Scliar, por exemplo, era médico. Rubem Fonseca trabalhava na policia. Conheço muitos que são professores, jornalistas advogados e por aí vai. Mas se quiser trabalhar com a palavra, e tirar dela o seu meio de vida, a dica que dou é procurar sites e plataformas para escrever. Você pode oferecer o seu serviço diretamente em sites de freelance ou mesmo se oferecer para redigir artigos para sites de notícias. Isso é ótimo, principalmente se você domina alguma assunto que seja interessante. Eu, por exemplo, sou programador e amo tecnologia. Recentemente escrevi uma série de artigos sobre a linguagem Python.
Outra opção é você mesmo criar um blog para escrever seus textos. Plataformas como Blogger, Tumblr e Wordpress permitem isso. Basta escolher um nicho, colocar um template e começar a publicar. Caso queira fazer disso um meio de obter uma renda extra, é possível inserir propagandas através de serviços como o Google Adsense.
Outra forma de ganhar dinheiro é através de sistemas de afiliados. No caso de um site literário é possível escrever textos com dicas de livros e colocar o link pra o leitor comprar a obra. Entre os sites que dão essa opção é a Amazon. Você coloca o link e pode receber uma comissão em dinheiro pela venda através dele.
3. Escrever e vender o seu ebook
Falando em Amazon, a gigante do varejo tem ajudado muitos escritores e espalhar sua arte por aí. A empresa possui uma serviço chamado KDP. Através dele é possível publicar livros digitais e colocar à venda na internet. Na verdade há duas formas de o autor ganhar dinheiro com suas histórias. Além de vender o ebook e receber parte do valor (35% ou 65%) o autor pode cadastrar a obra no KDP select e ganhar por página lida.
A Amazon permite também a publicação e venda de livros físicos. Na minha opinião, porém, não vale à pena por conta dos custos. Nesse caso, existem outros sites como o mesmo propósito. Entre eles destacam-se a Uiclap e o Clube de Autores. Lá você publica o livro e eles se encarregam da impressão e da entrega. Mas, há a desvantagem de ficarem com parte do seu lucro.
Esse problema é facilmente contornado com a ajuda da internet. Para publicar e vender um livro físico existem outras alternativas. Você contratar freelancers para revisar, diagramar e fazer a capa, se preferir. Também é possível fazer você mesmo a ficha catalográfica e o registro do ISBN. Mas se não se sentir apto, são outros tipos de serviços que podem ser facilmente terceirizados.
Depois de tudo pronto, é só enviar os arquivos para uma gráfica que se encarrega da impressão. Com os livros em mãos, procure as livrarias da sua cidade e coloque os livros à venda. Ou venda você mesmo de porta em porta ou através de festivais e feiras literárias.
Outra maneira de fazer vendas é através das redes sociais. Crie uma página, participe de grupos de divulgação, crie um canal no YouTube ou em plataformas como Instagram e Tiktok. Apareça para o mundo. Aliás, não esqueça de fazer parcerias com influencers dessas plataformas. Em tempos de redes sociais, é preciso aparecer, ser divulgado, fazer barulho.
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